COI refaz testes em amostras de Pequim 2008 e 31 são pegos

Thomas Bach, presidente do COI / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira ter flagrado 31 atletas no doping, em amostras recolhidas durante as Olimpíadas de Pequim, em 2008. Esses atletas estão temporariamente suspensos e podem ser proibidos de participar dos Jogos Rio 2016.
 
Ao todo, 454 amostras colhidas em 2008 foram testadas novamente. Os motivos envolvem técnicas mais avançadas para análise do material e a recente descoberta de um esquema de acobertamento de doping que vinha sendo praticado por alguns países como Rússia e Quênia.
 
O COI não revelou quem são esses 31 atletas, se limitando a informar que eles fazem parte de 12 países, em seis diferentes modalidades.
 
"Todas essas medidas são um poderoso golpe contra trapaceiros que não deixaremos vencer. Nós guardamos amostras por dez anos, para que trapaceiros saibam que nunca poderão descansar", declarou Thomas Bach, presidente do COI.
 
A entidade afirmou ainda que todos os atletas que forem comprovadamente culpados serão banidos das Olimpíadas Rio 2016. O COI pretende ainda divulgar, nos próximos dias, resultados de 250 amostras de Londres 2012 que também passaram pelo mesmo processo e foram testadas novamente.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook