Comitê de Tóquio anuncia dia 28 proposta de novos esportes

Projeto do surfe envolve piscina de ondas artificiais / Foto: WebberWavePools.com

Rio de Janeiro – O Comitê Organizador das Olimpíadas de Tóquio agendou para o dia 28 de setembro o anúncio da proposta de novos esportes olímpicos para os Jogos de 2020. Os japoneses escolherão as modalidades dentre beisebol/softbol, boliche, caratê, patinação, escalada, squash, surfe e wushu (espécie de arte marcial). 
 
Depois do anúncio, nada caberá mais ao Comitê Organizador. A decisão final será, então, do Comitê Olímpico Internacional (COI), que baterá o martelo sobre os novos esportes na 129ª sessão do órgão, em agosto do ano que vem, durante os Jogos do Rio. 
 
Com as mudanças estabelecidas após a Agenda 2020, não haverá um limite prévio de esportes, nem mínimo nem máximo. O limite, dessa vez, será do número de eventos – 310. Dessa forma, poderão ser incluídas provas das oito modalidades ou de nenhuma delas. 
 
Especulações da imprensa japonesa apontam para um favoritismo do caratê e do beisebol/softbol. A campanha do surfe também chama a atenção, já que o projeto para incluir o esporte em 2020 prevê a construção de uma enorme piscina de ondas artificiais. 
 
Caso o esporte venha a ser escolhido para integrar o programa olímpico, que se dará bem é o Brasil. Dentre as oito possíveis novas modalidades, o surfe é onde os brasileiros mais se destacam, com o atual campeão do circuito mundial, Gabriel Medina e o líder do ranking da temporada atual, Mineirinho.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook