Conheça os únicos tetracampeões olímpicos da história

Al Oerter / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - A poucos meses das Olimpíadas Rio 2016, muitos atletas, como Usain Bolt, o astro das pistas de atletismo, buscarão se manter no topo do pódio. Afinal de contas, ganhar muitos ganham, mas se manter consecutivamente dono de um título olímpico não é para qualquer um. 
 
Dentre os brasileiros, apenas Adhemar Ferreira da Silva, em Helsinque 1952 e Melbourne 1956 e a seleção feminina de vôlei, em Pequim 2008 e Londres 2012, conseguiram um bicampeonato olímpico. As meninas, aliás, têm a chance de um inédito tricampeonato para o Brasil no ano que vem. 
 
Quando ampliamos a lupa, no entanto, encontramos quatro nomes históricos, que se encontram no seleto grupo de tetracampeões. Isso mesmo: quatro atletas na história das Olimpíadas já foram campeões em quatro edições consecutivas dos Jogos. Confira a lista:
 
Paul Elvstrom, velejador da Dinamarca, entrou para o grupo nos Jogos de Roma 1960, na classe Finn. Antes, havia se consagrado campeão em Melbourne 1956 (classe finn), Helsinque 1952 (classe finn) e Londres 1948 (classe firefly). Participou ainda dos quatro Jogos Olímpicos seguintes, tendo só parado em Seul 1988. 
 
Al Oerter, americano do lançamento de disco, sagrou-se tetracampeão olímpico na prova com a conquista do ouro nos Jogos da Cidade do México, em 1968. Antes, nas três edições anteriores (Tóquio 1964, Roma 1960 e Melbourne 1956) também tinha saído vitorioso. 
 
Carl Lewis, nome conhecido das pistas de atletismo, é o segundo representante da potência olímpica americana no hall dos tetracampeões olímpicos. Mesmo com medalhas de ouro olímpicas nos 100m, nos 200m e no revezamento 4x100m, o atleta se consagrou no salto em distância. Foi imbatível em Los Angeles 1984, Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996, quando se tornou quatro vezes campeão em casa. A revista americana Sports Illustrated colocou Carl como o atleta olímpico do século 20. 
 
Fecha a lista o britânico Bel Ainslie, o mais recente tetracampeão olímpico. O principal adversário do brasileiro Robert Scheidt foi ouro em Sydney, na classe Laser e depois mudou para a classe finn, onde foi campeão também em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook