Disputas acirradas marcam mundiais em setembro

Mundial de Vela / Foto: Piérick Jeannoutot / 49er.org

Rio de Janeiro - Cinco campeonatos mundiais de esportes Olímpicos e um de esporte Paralímpico agitaram a Europa e a América do Sul no mês de setembro de 2013. Destaque para a japonesa Saori Yoshida, tricampeã Olímpica em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, que conquistou a incrível marca de 11 títulos mundiais na luta olímpica. Confira a seguir alguns resultados das principais competições do mês.

Canoagem
 
O Campeonato Mundial de Canoagem Slalom contou com a participação de 367 atletas de 51 países e foi disputado no circuito artificial no Rio Vltava, em Praga (República Tcheca). Os europeus mostraram a sua força no esporte e dominaram o quadro de medalhas. Entre os destaques da competição, estão a francesa Emilie Fer, campeã olímpica em Londres 2012 no K1 feminino, mesma prova em que se sagrou campeã mundial.
 
A disputa mais acirrada foi no C2 masculino, quando os canoístas britânicos David Florence e Richard Hounslow ficaram com o ouro com o tempo de 114s10, menos de um décimo de segundo à frente dos tchecos Jaroslav Volf e Ondrej Stepanek, prata com 114s14. O Brasil enviou uma equipe com nove atletas, e o melhor resultado foi de Ana Sátila, 12ª colocada no K1. Caçula da delegação brasileira em Londres 2012 com apenas 16 anos, a mato-grossense segue evoluindo no cenário internacional do esporte e promete lutar pelo pódio no Rio 2016.
 
Triatlo e paratriatlo
 
Pouco mais de um ano após receber a 30ª edição dos Jogos Olímpicos, Londres foi palco da final do Campeonato Mundial de Triatlo. Medalha de prata em Londres 2012, o espanhol Javier Gomez conquistou o terceiro título mundial da sua carreira após vencer o britânico Jonathan Brownlee por apenas um segundo de vantagem. Entre as mulheres, o título ficou com a britânica Non Stanford. O melhor brasileiro na disputa foi Reinaldo Colucci, nono colocado no geral.
 
O Mundial de paratriatlo aconteceu no mesmo local, e os donos da casa venceram a competição por países com um total de 15 medalhas, sendo seis de ouro. Entre os destaques individuais se sobressaíram o australiano Bill Chaffey, tetracampeão mundial na classe TRI-1, e atletas que conquistaram o terceiro título mundial: o francês Stephane Bahier, a canadense Jennifer Hopkins, a norte-americana Megan Fisher e o britânico Faye Mcclelland. Dez brasileiros participaram da competição, e os melhores resultados foram os quarto lugares de Rodrigo Feola e Fernanda Pereira.
 
Tiro esportivo
 
O Campeonato Mundial 2013 de tiro ao prato agitou Lima (Peru). A atiradora alemã Christine Wenzel, de 32 anos, venceu a prova feminina do skeet, alcançado assim a sua quarta medalha de ouro consecutiva em mundiais (2007, 2009, 2011 e 2013). Entre os homens, a melhor foi para o dinamarquês Jasper Hansen, que derrotou o italiano Ennio Falco, campeão olímpico em Atlanta 1996 em uma decisão acirrada.
 
No evento trap masculino, o italiano Giovanni “Johnny” Pellielo conquistou o quarto título mundial da sua longa carreira. Na final, o atleta de 43 anos derrotou o croata Anton Glasnovic por 13 a 11 e voltou a subir no alto do pódio.
 
Vela
 
O Campeonato Mundial de vela classe 49er foi encerrado no último domingo, dia 30, em Marselha, França. A Nova Zelândia conquistou os títulos entre os homens e entre as mulheres. No masculino, os neozelandeses fizeram a dobradinha com Peter Burling e Blair Tuke em primeiro, e Marcus Hansen e Josh Porebski em segundo. A embarcação francesa formada por Manu Dyen e Stéphane Christidis levou o bronze.
 
Já entre as mulheres, Alexandra Maloney e Molly Meech conquistaram a medalha de ouro. O Brasil levou a prata com Martine Grael, de 22 anos, filha mais nova do bicampeão Olímpico Torben Grael, e Kahena Kunze. Assim como no masculino, a França levou o bronze – com Sarah Steyaert e Julie Bossard. A competição feminina foi disputada na nova classe 49erFX, exclusiva para mulheres e que vai estrear no programa oficial dos Jogos Olímpicos no Rio 2016.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook