Distrito do Grajaú recebe Caravana do Esporte e Caravana das Artes

Distrito do Grajaú recebe Caravana do Esporte e Caravana das Artes / Foto: Célia Santos

São Paulo - Nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, cerca de 3.000 alunos do ensino fundamental da região do Grajaú, na capital paulista, vão participar das atividades esportivas e artísticas oferecidas pela Caravana do Esporte e a Caravana das Artes. Realizadas com o apoio do UNICEF, as iniciativas são projetos de responsabilidade social da ESPN e da DISNEY, em parceria com o Instituto Mpumalanga e o Instituto Esporte e Educação.
 
Para sediar a última etapa das caravanas em 2015, foi escolhida a região do Cantinho do Céu, no distrito do Grajaú, zona sul de São Paulo. Com uma população estimada em 445 mil habitantes, é o mais populoso distrito da capital. O Grajaú é um dos territórios onde o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) implementa a Plataforma dos Centros Urbanos, uma iniciativa que busca reduzir desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes que vivem nas grandes cidades brasileiras, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
 
As caravanas serão montadas nas dependências de um dos centros educacionais unificados da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o CEU Navegantes, que conta com infraestrutura de áreas esportivas e espaços para atividades culturais. Durante três dias, estudantes e professores participarão de formações e práticas esportivas e de artes.
 
Na Caravana do Esporte, o objetivo é qualificar os educadores para que pensem o esporte como ferramenta de educação, partindo dos princípios de inclusão de todos, construção coletiva e respeito às diferenças. Os professores participantes das formações são capacitados dentro da metodologia do esporte educacional e elaboram um plano de continuidade das ações.
 
Na Caravana das Artes, o objetivo é mobilizar professores de educação artística e de outras disciplinas a incluírem a produção artística no cotidiano das escolas, valorizando o patrimônio e a cultura locais.
 
A abertura oficial das atividades acontecerá no dia 30 de novembro, a partir das 19h30, no teatro do CEU Navegantes, com representantes do UNICEF, da Diretoria Regional de Educação da Capela do Socorro, de entidades educacionais parceiras, do Instituto Esporte e Educação, do Instituto Mpumalanga, da Disney e da ESPN. 
 
As Caravanas têm a presença confirmada de Ana Moser, medalhista olímpica e um dos maiores nomes do vôlei feminino brasileiro, Diogo Silva campeão pan-americano de taekwondo, Leonardo de Deus, medalhista de ouro da natação no Pan de Toronto de 2015, e a ex-judoca, Soraia André.
 
Legado esportivo e cultural – Para o Coordenador do escritório do UNICEF em São Paulo, Silvio Kaloustian, “a expectativa é que a Caravana deixe como legado ferramentas e metodologias sobre o direito ao esporte seguro e inclusivo, que possam ser replicados posteriormente pelos professores, jovens e demais envolvidos nos cursos de formação e que promovam a inclusão de crianças e adolescentes de áreas vulneráveis da cidade”.
 
Ana Moser, presidente do Instituto Esporte e Educação, explica que “é sempre um desafio mobilizar educadores nos grandes centros urbanos”, mas a medalhista olímpica considera importante fomentar o esporte educacional na periferia das grandes cidades “para garantir melhoria na qualidade de vida de crianças e jovens e avanços na educação”.
 
Com uma equipe de mestres em educação, as caravanas percorrem, mensalmente, municípios do interior do Brasil, escolhidos com o UNICEF. Em dez anos de atuação, as caravanas já atenderam mais de 2,6 milhões de crianças e adolescentes e capacitaram mais de 30 mil professores da rede pública de ensino em municípios de 22 Estados brasileiros.
 
Plataforma dos Centros Urbanos – É uma contribuição do UNICEF e seus parceiros na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades, que reduza as desigualdades que afetam a vida de suas crianças e seus adolescentes. Seu objetivo é garantir a cada um deles maior e melhor acesso a educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação.
 
Participam da Plataforma dos Centros Urbanos as cidades de Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.
 
A iniciativa conta com a aliança estratégica da Fundação Itaú Social e da MSC Cruzeiros, além da parceria do Instituto Paulo Montenegro e do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps).
 
SERVIÇO
 
Caravana do Esporte e das Artes no Grajaú
 
CEU Navegantes -  Rua Maria Moassab Barbour, 503
 
Cantinho do Céu, Grajaú – São Paulo
 
Contato: (11) 5976-5527 Gestor: Edivânio Carlos da Silveira

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook