Duas mil pessoas vão a festival esportivo da Rio 2016

Evento envolveu toda a comunidade na promoção do esporte e da educação / Foto: Rio 2016 / Alexandre Loureiro

Rio de Janeiro - Um festival de performance, amizade e educação, e mais de dois mil convidados especiais. Foi isso o que a equipe do Transforma, como é chamado o Programa de Educação Rio 2016, realizou no último sábado (23), no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O Festival Esportivo do Transforma reuniu crianças, adultos e idosos – entre alunos, amigos e familiares dos participantes do programa, além de pessoas da comunidade -, que tiveram a oportunidade de experimentar 27 esportes Olímpicos e Paralímpicos e interagir com os mascotes Vinicius e Tom.
 
“O Festival aguça a curiosidade em outros esportes, o que desperta mais vontade de participar das aulas. O Transforma nos apresentou modalidades que não aprendemos na faculdade, e nos mostrou como introduzi-las, tanto no quesito didático como no aproveitamento dos espaços e materiais”, afirmou Roberta Martins, professora de Educação Física da rede municipal do Rio de Janeiro, que levou cerca de 30 alunos seus.
 
Durante o festival, os participantes puderam experimentar desde os esportes mais populares, como voleibol e basquetebol, até os menos conhecidos, como badminton, tiro com arco e goalball.
 
Outra atração que lotou as arquibancadas da piscina foi o show de esportes aquáticos. O público assistiu a uma apresentação da seleção brasileira de nado sincronizado e exibições de canoagem, polo aquático, vela e saltos ornamentais. Quem ajudou a comandar a festa foram os mascotes Olímpicos e Paralímpicos, Vinicius e Tom, que foram ovacionados pelas crianças.
 
Atletas consagrados também marcaram presença, como a velejadora Kahena Kunze, as gêmeas do nado sincronizado, Bia e Branca Feres, além do bicampeão Olímpico do voleibol, Giovane Gávio.
 
“Esse é o maior legado dos Jogos Rio 2016. Inserir outras modalidades no cotidiano das pessoas, além de poder descobrir talentos, vai incluir valores importantes para os profissionais de qualquer área de atuação. O esporte é o caminho da transformação”, disse Giovane, que também é gerente de Competição Esportiva do Comitê.
 
O Festival Esportivo é organizado pelo programa de educação dos Jogos Rio 2016 em parceria com as confederações brasileiras, com objetivo de engajar todas as regiões da cidade nos Jogos e de apresentar novos esportes para o público em geral.
 
A primeira edição do evento aconteceu em novembro de 2014, reunindo quase 500 pessoas em Santa Cruz. Até o fim de 2015, o Rio 2016 irá promover outras quatro edições do evento.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook