Ele sobreviveu ao Titanic, quase amputou pernas e foi campeão olímpico

Dick Williams sobreviveu ao Titanic para ser campeão olímpico / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro – A história de vida de Richard “Dick” Norris Williams daria certamente um filme campeão de bilheteria em Hollywood. Mas, distante das telonas e pouco conhecida, a vida do norte-americano nascido na Suíça está eternizada no Hall da Fama do tênis, como uma lenda do esporte.
 
Williams morreu em 1968, mas passou por tantos apuros antes que sua morte precoce não teria sido surpresa. Ele e seu pai haviam embarcado no Titanic e foram jantar com o capitão na noite de 14 de abril de 1912, horas antes do grande iceberg atingir o navio.
 
Ele relatou posteriormente os momentos em que viveu no maior naufrágio da história. "Nós não estávamos animados, mas sentimos que algo havia acontecido. Não havia pânico, apenas confusão. A banda estava tocando ao vivo", escreveu.
 
Sem botes para eles, Williams e seu pai acabaram pulando na água, com coletes salva-vidas. "Ele (meu pai) começou a nadar em minha direção enquanto eu vi uma das grandes chaminés cair em cima dele. Por um momento, fiquei paralisado", contou o ex-tenista.
 
Após o navio naufragar de vez, ele se viu ilhado no oceano. "Aí vieram as lágrimas de 1600 pessoas lutando na água congelante... Elas não estavam afogando, mas morrendo de frio", recordou.
 
Após um tempo, com muitos já mortos, Williams encontrou um bote salva-vidas com lona nos lados e fundo de madeira flutuando. Ele entrou com 30 pessoas mas apenas 13 sobreviveram. Mesmo assim, precisou ficar por cerca de 6h com água até o joelho, o que congelou suas pernas.
 
Assim, o médico da embarcação sugeriu que elas fossem amputadas. "Conforme eu tentava me levantar, era como se milhares de agulhas estivessem perfurando minhas pernas", relatou.
 
A estratégia adotada por ele foi andar a todo o momento dentro do bote. A tática funcionou e ele conseguiu ter suas pernas com sangue fluindo novamente. Três meses após ser resgatado, foi ao US Open, venceu o título de duplas mistas e se consolidou como lenda.
 
Em 1924, disputou os Jogos Olímpicos de Paris, onde foi ouro na mesma categoria do tênis ao lado da americana Hazel Wightman.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook