Empresa testa máscara de gelo para esfriar cabeça dos atletas

Protótipo da máscara que promete esfriar a cabeça dos atletas após as provas / Foto: Divulgação / NIKE

Rio de Janeiro - No atletismo, ciclismo e triathlon é muito comum vermos atletas jogarem garrafas de água gelada em suas cabeças, para dar uma refrescada. Pensando nessa recuperação depois de atividades exaustivas, um norte-americano trabalha numa solução. 
 
Ashton Eaton, campeão olímpico no decatlo, procurou um patrocinador para explicar suas ideias e tentar colocar em prática uma "máscara de gelo". O experimento parece ter dado certo e, em breve, chegará aos atletas. 
 
"Resumindo, é uma máscara que concentra a massa fria de uma caixa de gelo, cobrindo rosto, cabeça e pescoço, e permite um gradual e eficiente resfriamento da cabeça", contou Sandy Bodecker, vice-presidente de projetos especiais da Nike, empresa que comprou a ideia. 
 
Eaton espera que o objeto dê aos atletas uma espécie de 'reset'. "Um cenário perfeito seria você sentir que acabou de começar uma prova mesmo depois de uma atividade forte", explicou o recordista mundial no decatlo. 
 
A modalidade do americano, aliás, é um bom exemplo de intensidade. Nela são disputados dez provas do atletismo em dois dias: 100m rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400m, 110m com barreiras, arremesso de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500m. 
 
A expectativa é que a máscara de gelo fique pronta até o fim de 2016 e que, a partir de então, esteja cobrindo rostos de atletas nas mais diversas competições de alto nível.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook