Instalações da Rio 2016 estarão com estruturas antiterrorismo

Praia de Copacabana, onde ocorrerão as provas da maratona aquática / Foto: Rio 2016 / Alex Ferro

Rio de Janeiro – Duas semanas depois dos atentados terroristas perpetrados contra Paris, o chefe do Comando de Operações Especiais do Exército, general Mauro Sinott, informou que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro contarão com infraestruturas antiterrorismo em todas as arenas de competição.
 
"Todos os corpos das forças armadas do Ministério da Defesa estarão presentes em cada local de competição para atuar junto com as forças de segurança públicas em ações de resposta rápida, o que é o fundamental", explicou Sinott.
 
O anúncio foi feito durante a apresentação do plano antiterrorismo criado pelo Ministério da Defesa para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016. O general fez a ressalva de que é importante haver um trabalho integrado para evitar ataques químicos, bacteriológicos e nucleares.
 
Foi informado ainda que, além das estruturas antiterrorismo, todas as instalações olímpicas, bem como os estádios em que haverão partidas do torneio de futebol (em Brasília, Manaus, Salvador, São Paulo e Belo Horizonte) terão Centros de Controle Tático Integrado.
 
Por fim, um programa de formação será executado para capacitar pessoas a fim de permitir que elas consigam detectar suspeitas e as denunciem. O programa foi pensado numa colaboração entre o Ministério da Justiça e a Agência Brasileira de Inteligênica (Abin).
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook