Londrina e Maringá acertam últimos detalhes dos Jogos Escolares

Isabelle Medeiros, goleadora do duelo entre Pinheiros e Concórdia / Foto: Wander Roberto/Photo&Grafia

São Paulo - Os Jogos Escolares da Juventude 2015, etapa para jovens com idade entre 15 e 17 anos, têm números grandiosos. O evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, realizadas pelos municípios e estados, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades de todo o país.
 

A fase nacional, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005, acontece a partir desta quinta-feira, dia 12, em Londrina e Maringá (PR) e reúne aproximadamente 6 mil participantes. Nesta edição, são mais de 3,7 mil estudantes atletas, 995 treinadores, além de oficiais, médicos, árbitros, voluntários, organizadores, entre outros.

No Centro de Eventos de Londrina, o COB está finalizando a montagem de uma área de convivência, que terá diversas atrações educativas e culturais para os jovens interagirem no intervalo das competições. Além disso, o local terá um grande refeitório, onde serão servidas quase 57 mil refeições até o fim do evento. Na hora do descanso, 25 hotéis – 21 em Londrina e quatro em Maringá – recebem os participantes dos Jogos Escolares, que já estão chegando às cidades. No total, serão mais de 27 mil diárias movimentando a rede hoteleira local. Para o deslocamento de todos, cerca de 160 veículos serão utilizados, sendo 66 ônibus, 62 carros e 33 vans apenas em Londrina.
 
Para o sucesso do evento, centenas de pessoas trabalham para que tudo ocorra dentro do planejado, como lembra o diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner. “A cada ano temos novos desafios. Para que tudo dê certo, o nível de exigência das áreas técnicas e operacionais é enorme. Todos pretendem realizar o trabalho da melhor forma possível e isso demanda um cuidadoso controle de gestão financeira e operacional”, destaca Hubner. Apenas para esta edição, por exemplo, 90 toneladas de equipamentos serão utilizadas.
  
Entre os mais de 500 itens da lista, estão 9 mil camisetas, 225 lixeiras recicláveis, 115 celulares, 14 rádios comunicadores, além de todo material de competição: placares eletrônicos, traves, redes, pisos esportivos, tatames e bolas. Apenas nos torneios masculino e feminino de tênis de mesa serão utilizadas 12 mesas e 150 bolinhas. Tudo está sendo montado com a participação de trabalhadores locais nos ambientes de competição e nas áreas de convivência dos Jogos espalhados por diversos pontos.
 
As disputas das nove modalidades individuais serão realizadas em sete locais de Londrina com a presença de 2,1 mil participantes entre os dias 13 e 15 de novembro. As praças esportivas são Autódromo Ayrton Senna (ciclismo), Ginásio Fioravante Pedro Scolari (ginástica rítmica), Centro de Eventos (judô e luta olímpica), Arel (natação), UEL (tênis de mesa), aterro do Lago Igapó (voleibol de praia) e Sesi (xadrez). As provas de atletismo serão no Estádio Willye Davids, em Maringá.
 
Pelas modalidades coletivas, mais de 300 partidas serão realizadas em 16 locais de competição: Bandeirantes, Sesi, Ginásio José Ajala – Cambé e Sest/Senat (basquetebol); Ginásio Pedro Dias, Ginásio Fioravante Pedro Scolari, Ginásio Edilson Carlos Marigo e UEL (futsal); Centro de Eventos de Londrina, Moringão, Anália Franco e Unopar (handebol); e KEC, Banestado, AABB e Arel (voleibol). Esses quatro esportes contam com a participação de 2,5 mil representantes das delegações de todo o Brasil com jogos entre 17 e 21 de novembro.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook