Mais velho atleta olímpico morre na China aos 103 anos

Jie já com idade avançada e quando participou dos Jogos de 36 / Foto: Reprodução / China Business View

Rio de Janeiro – Os Jogos de Berlim, em 1936, foram marcados pela propaganda massiva feita pelo governo de Adolf Hitler e pelas vitórias “humilhantes” sofridas pelo Führer, graças ao excelente desempenho nas pistas de atletismo do americano negro Jesse Owens. Mas, para além disso, um chinês também estava na história dela.
 
Guo Jie, nascido em Dalian, era até hoje o atleta mais velho a participar de uma Olimpíada que ainda estava vivo. O chinês estava com 103 anos e faleceu no último domingo, segundo informou a Universidade de Educação Física de Xian, onde ele havia trabalhado durante toda a sua vida.
 
Jie se classificou para as Olimpíadas de Berlim na prova do arremesso de disco, estabelecendo um novo recorde chinês na ocasição, com 41.07m. Nos Jogos conseguiu melhorar a marca, para 41.13m, mas ainda não o suficiente para se garantir na decisão da prova.
 
O arremessador carregou a tocha olímpica antes dos Jogos de Pequim, em 2008, quando tinha 96 anos. A causa da sua morte não foi informada.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook