Memória do Esporte Olímpico seleciona 12 projetos

Foto: Divulgação
São Paulo - A quinta edição do Memória do Esporte Olímpico Brasileiro terá sete documentários.  
 

Na inscrição, recebeu 108 projetos em 30 dias. Desse total, 81 foram validados e avaliados pela comissão de seleção formada por Lina Chamie, diretora; Elisa Tolomeli, produtora de cinema; José Trajano, jornalista e representante da ESPN Brasil; Heber Moura, diretor, produtor e roteirista, e Newton Cannito, roteirista. O pitching será realizado no dia 12 de novembro, das 9h às 18h, na Cinemateca Brasileira. 

Este ano foram duas formas de seleção devido aos recursos advindos de fontes diferentes dos patrocinadores, sendo Lei Rouanet e Lei do Audiovisual (art. 3º A). O edital 2015 selecionará três novos documentários. Outros quatro curtas já foram escolhidos a partir do banco de projetos das edições anteriores: Fala, Piedade! (SP), Sarah: Menina de Ouro (PI), Buck – O Monstro da Lagoa (RJ) e Diogo Silva: Luta e Voz (RJ). Cada filme receberá R$ 230 mil e será produzido até maio de 2016. 
 
O projeto – Realizado pelo Instituto de Políticas Relacionais, o Memória do Esporte Olímpico Brasileiro tem patrocínio de Petrobras, EBRASIL Energia (Centrais Elétricas de Pernambuco – Epesa) e ESPN Brasil, com apoio da Secretaria do Audiovisual do MINC, Cinemateca Brasileira e da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV). O projeto chega à edição brasileira dos Jogos Olímpicos com mais de 40 títulos. Esse importante acervo audiovisual olímpico será objeto de exibição em canais de TV aberta e por assinatura, e também em mostras especiais, além de ter DVDs distribuídos em escolas e bibliotecas públicas. 
 
Idealizadores – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Instituto de Políticas Relacionais completou, em 2015, onze anos de existência. Criado em março de 2004 pelas assistentes sociais Daniela Greeb (diretora geral) e Vanessa Labigalini (diretora de projetos e comunicação), o Relacionais nasceu da necessidade de se construir uma estrutura para dar continuidade ao Movimento Ética e Cidadania: Psicodrama da Cidade (2001). Entre os 18 projetos desenvolvidos pelo IPR, constam o Tô na Rede (uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por funcionários de bibliotecas públicas brasileiras, com patrocínio do Programa Global Libraires da Bill & Melinda Gates Foundation), o Empreendedor Local (em parceria com a Unesco e a Prefeitura de São Paulo), o Brasil: Nunca Mais Digital (digitalização de 1 milhão de páginas, e disponibilização de documentos sobre torturas e outras violações dos direitos humanos durante a ditadura) e o Ancestralidade Africana no Brasil – Memória dos Pontos de Leitura.
 
Para mais informações: www.relacionais.org.br 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook