Metrô que ligará Ipanema à Barra ganha trilhos para Rio 2016

Ao todo, serão utilizados mais de 1.100 trilhos no túnel, que liga São Conrado à Barra da Tijuca / Foto: Marcelo Horn

Rio de Janeiro - A Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca- Ipanema) começa a tomar forma com a instalação de 400 metros de trilhos no túnel que vai ligar a Barra da Tijuca a São Conrado, o primeiro a ser aberto com as obras de expansão do metrô carioca. Prevista para entrar em operação em 2016, a nova linha vai conectar a Barra da Tijuca, principal centro de competições dos Jogos Rio 2016, a Ipanema, bairro da zona sul da cidade. 

Ao todo, serão utilizados mais de 1.100 trilhos no túnel entre a Barra e São Conrado, cada um com 18 metros de comprimento e mais de uma tonelada. A previsão é de que a cada semana sejam colocados 300 metros de trilhos novos.
 
“Já instalamos 400 metros de trilhos entre São Conrado e Barra e a previsão é de que a cada semana 300 novos metros sejam instalados para o funcionamento completo da Linha 4 em 2016”, explicou o subsecretário de Projetos Especiais da Secretaria da Casa Civil, Rodrigo Vieira.
 
Com o total de 16 quilômetros de extensão, a Linha 4 do metrô, um dos principais projetos de mobilidade urbana impulsionados pelos Jogos Rio 2016 , vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis novas estações - Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz -, que farão integração com as Linhas 1 e 2 já existentes. Com a nova linha, será possível ir da Barra a Ipanema em 15 minutos e, da Barra ao Centro, em 34 minutos.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook