Natação conquista a 1ª medalha olímpica para o Brasil em Nanquim

Recordista mundial júnior, Matheus Santana é decisivo para o triunfo do país na prova / Foto: Wander Roberto / Inovafoto / COB

Rio de Janeiro - Após passar em branco na primeira edição do evento em Cingapura 2010, a natação brasileira precisou de apenas um dia para conquistar a primeira medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude 2014. Neste domingo, dia 17, o revezamento misto 4x100m livre, composto por Matheus Santana, Nathalia de Luccas, Luiz Altamir e Giovanna Diamante, conquistou a prata na piscina do Centro Olímpico de Nanquim, com o tempo de 3min31s55. O ouro ficou com a China (3min31s55) e o bronze com a Austrália (3min31s76).
 
Classificado para a final com o segundo melhor tempo, o Brasil abriu a prova com Luiz Altamir, seguido de Natalia de Luccas. A atleta fechou sua passagem em sétimo. Foi aí que entrou em cena a velocidade de Matheus Santana, que impôs um ritmo impressionante e deixou Giovanna Diamante na segunda colocação. A paulista segurou a posição e ajudou a escrever mais uma bela história para o esporte olímpico brasileiro.
 
A bem sucedida estratégia brasileira na prova foi exaltada pelo velocista Matheus Santana.  Esta foi a primeira vez que estes quatro atletas nadaram juntos. "Foi emocionante. É uma prova bem estratégica, tem muita emoção. E a gente conseguiu armar bem o time pra ganhar essa medalha de prata. Ganhar uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude é incrível. Não tem como descrever, é realmente muito emocionante", destacou Matheus.
 
Ainda neste domingo, Natália de Luccas classificou-se para a final dos 100m costas com o quarto melhor tempo. A paulista de Limeira não se importou com o cansaço de nadar duas provas no mesmo dia e comemorou a medalha ao lado dos amigos. "Foi uma prova de superação. Eu entrei para dar o meu melhor tempo com o objetivo de ajudar o Brasil a ganhar a medalha. Não fiz meu melhor tempo, mas ajudar o Brasil a ganhar uma medalha vale muito", afirmou. 
 
Outro que conseguiu vaga para a final desta segunda-feira foi Andreas de Queiroz, que, com o oitavo tempo, se classificou para a decisão dos 100m peito.  O Brasil ainda disputou outra final no primeiro dia de competições da natação. Luiz Altamir ficou em sétimo lugar nos 400m livre, com o tempo de 3min55s07.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook