Nuzman acompanha os Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, esteve em Fortaleza / Foto: Gaspar Nóbrega/COB

Fortaleza - O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, esteve em Fortaleza (CE) nesta sexta-feira, dia 11, para acompanhar os Jogos Escolares da Juventude 2015. Nuzman conheceu o Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), base principal das competições do evento que reúne mais de 3.800 jovens atletas, entre 12 a 14 anos. 
 
O presidente do COB assistiu algumas semifinais das modalidades coletivas, visitou o Centro de Convivência e conversou com os jovens atletas.  Organizados pelo COB, os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro.
 
Carlos Arthur Nuzman esteve acompanhado do Governador do Ceará, Camilo Santana (PT); do deputado Fernando Monteiro (PP/PE), membro da Comissão de Esportes da Câmara; do secretário de Esportes do Ceará, Jeová Mota; do Diretor Executivo de Comunicação e Educação Corporativa do COB, Augusto Heleno Pereira; do Diretor Executivo de Esportes do Comitê Rio 2016, Agberto Guimarães; do Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner; do presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manoel Luiz Oliveira; da Gerente Geral de Planejamento Esportivo do COB e medalhista olímpica, Adriana Behar, entre outros.
 
No Centro de Formação Olímpica do Nordeste estão montadas quatro quadras de handebol e uma de vôlei que estão atendendo aos Jogos Escolares. No local também foram realizadas as provas de atletismo, natação, badminton, ginástica rítmica e tênis de mesa para a competição estudantil. Nuzman ficou bem impressionado com a estrutura total do CFO, que tem mais de 100 mil metros quadrados de área, com alojamento para mais de 200 atletas, salas de apoio, e diversos equipamentos para competição e treinamento de alto rendimento em 26 modalidades. “O Centro de Formação Olímpica do Nordeste é espetacular. Algo que dá maturidade ao esporte brasileiro e uma demonstração do estado do Ceará da importância que é dada ao esporte. Me sinto extremamente feliz e não tenho dúvidas de que é um dos melhores que já vi no mundo”, disse Nuzman.
 
O Governador do Ceará, Camilo Santana, agradeceu a presença do presidente Carlos Arthur Nuzman em Fortaleza. “Nós estamos muito felizes em receber o presidente Nuzman e toda a sua equipe, em retribuição a uma vista que fiz ao COB no mês passado”, disse o Governador, informando que o CFO estará concluído oficialmente no mês de novembro. “Estamos realizando os testes iniciais através dos Jogos Escolares, com quase quatro mil atletas aqui em Fortaleza. Esse é um momento muito importante para o esporte e para todo o estado do Ceará”, afirmou o Governador.
 
Carlos Arthur Nuzman acompanhou disputas de vôlei, modalidade pela qual disputou os Jogos Olímpicos Tóquio 1964, e de handebol. No local, o presidente encontrou a campeã olímpica de vôlei Fofão, levantadora da seleção medalha de ouro em Pequim 2008, e também a campeã mundial de handebol, Deborah Hannah. Fofão e Deborah são embaixadoras dos Jogos e têm se reunido com os jovens atletas para passar sua experiência dentro e fora das quadras. Deborah já participou dos Jogos Escolares como atleta.
 
Depois do CFO, Nuzman visitou o Centro de Convivência dos Jogos, montado no Centro de Eventos do Ceará. O presidente assistiu a algumas atividades culturais e educativas oferecidas no local, conversou com os atletas e tirou fotos com os voluntários, antes de almoçar no refeitório da competição. O presidente defendeu mais uma vez a atividade esportiva na escola. “Esse é um evento que vem revelando inúmeros talentos para o esporte brasileiro, muitos integrandos as delegações do Brasil nos Jogos Pan-americanos de Toronto, nos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura e de Nanquim e até dos Jogos Olímpicos de Londres. Eu sou talvez o maior defensor de Jogos entre escolas, uma ideia do Comitê Olímpico do Brasil em 2005”, disse o presidente do COB. “Temos que dar oportunidades às escolas do Brasil inteiro. Essa competição movimenta mais de 2 milhões de jovens em cada faixa etária a cada ano. Esse é o caminho que nós entendemos que seja o ideal para o descobrimento de talentos para o esporte brasileiro”, completou Nuzman.
 
Os Jogos – Fortaleza (CE) está recebendo os Jogos Escolares da Juventude. Desde o dia 3 de setembro, até este sábado, dia 12, mais de 3.800 jovens atletas entre 12 a 14 anos passam pela capital cearense para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. 
 
Criada em 2005, a competição já revelou vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, nada menos do que 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil. Nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, entre os 304 atletas do Time Brasil cujas modalidades integram o programa do Pan e dos Jogos Escolares da Juventude, 75 passaram pela competição estudantil.
 
A competição, de abrangência nacional, reúne 2 milhões de jovens atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país em suas fases classificatórias - municipais e estaduais, representando 40.000 escolas públicas e privadas de 3.950 cidades do Brasil.
 
Além da identificação de atletas para o alto rendimento, um dos objetivos do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte. Para isso, os jovens atletas têm à sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva. Esse ano o tema geral do evento é ‘Igualdade de Gêneros’. O Centro de Convivência dos Jogos traz uma série de conteúdos da ONU Mulheres.
 
Em novembro, a cidade de Londrina, no Paraná, receberá a etapa para atletas de 15 a 17 anos. Para essa faixa-etária, o vôlei de praia substituirá o badminton.
 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza e patrocínio máster da Coca-Cola.
 
Números da edição de 2015 (12 a 14 anos) em Fortaleza:
 
- 9 dias de competição
 
- 4.500 participantes
 
- 3.850 atletas
 
- Mais de 1.300 escolas de todo o brasil
 
- 350 voluntários
 
- 400 árbitros
 
- 500 pessoas no Comitê Organizador
 
- 13 modalidades esportivas
 
- 11 locais de competição
 
- 29.000 diárias de hotel
 
- 55.000 refeições servidas
 
Mais Informações: http://jogosescolares.cob.org.br/
 
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook