Pequim entra para a história com Jogos de Inverno de 2022

Jogos de 2008, em Pequim / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Foi eleita como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 a cidade de Pequim, capital da China. A sede das Olimpíadas de 2008 superou Almaty (Cazaquistão) na votação do Comitê Olímpico Internacional (COI) realizada em Kuala Lumpur, na Malásia, nesta sexta-feira. 
 
O anúncio, feito pelo presidente do COI, Thomas Bach, foi uma surpresa, já que com a escolha, Pequim se torna a primeira cidade da história olímpica e se tornar sede de ambos Jogos de Verão e de Inverno. 
 
A votação, apertada, demonstrou o caráter competitivo das duas cidades postulantes a sede. Os 85 membros do COI ficaram bem divididos. Na última rodada do pleito, 45 escolheram Pequim, enquanto 40 votaram na cidade cazaque (houve uma abstenção).
 
Antes da eleição, Pequim demonstrou confiança e enviou até mensagem do presidente chinês, Xi Jinping, oferecendo "forte apoio" do governo e prometendo Jogos fantásticos. 
 
O objetivo da China, que apresentou um orçamento muito inferior (US 3 bilhões) ao das Olimpíadas de 2008 e ao da última edição dos Jogos de Inverno (em Sochi, na Rússia, no ano passado), é potencializar os esportes de inverno no norte do país, onde vivem 300 milhões de pessoas.
 
Com a escolha de Pequim, o continente asiático se destaca como nunca antes na história olímpica. Isso porque Pyeongchang, na Coreia do Sul, já receberá a edição de 2018 dos Jogos de Inverno e Tóquio, capital do Japão, abrigará as Olimpíadas de 2020, fazendo com que o continente recebe, seguidamente, três edições da maior disputa esportiva do mundo.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook