Phelps? Conheça a maior medalhista olímpica individual da história

Latynina e Phelps já fizeram campanha publicitária juntos / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro – Um dos atletas mais premiados e detentores de diversos recordes quando se trata de pódios em Jogos Olímpicos, Michael Phelps ainda tem uma marca para conquistar: a de maior atleta olímpico individual da história. Nesse quesito, a ex-ginasta da União Soviética Larisa Latynina detém o feito.
 
Mesmo chegando a 22 medalhas olímpicas após os seis pódios conquistados nos Jogos de Londres 2012, o nadador americano possui “apenas” 13 medalhas individuais. Latynina, que competiu nos Jogos de Melbourne 1956, Roma 1960 e Tóquio 1964, tem 14.
 
Hoje com 80 anos, a ex-URSS foi a maior atleta feminina da história dos Jogos. Ao todo foram 18 medalhas, incluindo alguns recordes interessantes, como o de única atleta a ser duas vezes campeã no individual geral, única tricampeã de um mesmo aparelho (solo) e única medalhista de ouro por equipes e individual geral na mesma edição das Olimpíadas.
 
Phelps, por sua vez, deve boa parte de suas medalhas às provas de revezamento, nas quais os Estados Unidos sempre chegam forte. Das 22 honrarias, nove vieram desse tipo de prova. Quando se estabelece a diferença percentualmente, o cenário é ainda mais destoante: enquanto Latynina conseguiu quase 78% de suas conquistas olímpicas de forma individual, Phelps obteve êxito sozinho em 59% dos seus pódios nos Jogos.
 
O cenário está, porém, em possível mudança, uma vez que Phelps voltou a competir oficialmente e pretende encerrar sua carreira de forma honrosa nos Jogos do Rio, em 2016, quando poderá abocanhar mais alguma medalha.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook