Pistorius vai para clínica psiquiátrica por 30 dias

Oscar Pistorius em mais um dia de julgamento em Pretória, África do Sul / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - Enquanto a sentença decisória de Oscar Pistorius não é proferida pela corte de Pretória, o paratleta vai passar por 30 dias de intensos exames psiquiátricos. O objetivo é estabelecer parâmetros de sanidade a fim de verificar se ele é "criminalmente responsável" pelo assassinato da sua então namorada, Reeva Steenkamp. 

A decisão foi dada por Thokozile Masipa, juíza da corte de Pretória, principal responsável pelo julgamento do sul-africano. 

De acordo com a previsão legal, Pistorius deve se apresentar no Hospital Psiquiátrico Weskoppies, em Pretória, todos os dias pela manhã e deverá lá permanecer até às 16h. Não haverá, portanto, internação, porém o medalhista paralímpico passará por uma série de exames. 

O objetivo, de acordo com Masipa, é verificar "se ele foi capaz de avaliar a ilegalidade de seu ato ou de agir de acordo com a responsabilidade da ilegalidade de seu ato". 

Até que Pistorius complete os 30 dias e que os resultados de seus testes estejam disponíveis, o julgamento entrará novamente em período de suspensão. A previsão é voltar com os trabalhos no dia 30 de junho. 

O precedente que garantiu a Pistorius a possibilidade de não ser considerado criminalmente responsável pelo crime foi o depoimento da psiquiatra Meryll Vorster. Na ocasião, ela declarou que um "transtorno de ansiedade generalizada" aumentou o medo do sul-africano quanto à criminalidade. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook