Rio recebe Copa dois anos antes dos Jogos, seu grande teste

As ruas pintadas e as bandeirinhas compõem a decoração da Rua Alzira Brandão / Foto: Rio 2016 / Alex Ferro

Rio de Janeiro - Foi dado o pontapé inicial para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. A partida Brasil x Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo, abriu nesta quinta-feira (12) as disputas da competição, que mostrará o melhor do futebol de 32 países. E, enquanto a bola rola em campo, a paixão nacional toma conta do Rio de Janeiro, reforçando a vocação da cidade para receber grandes eventos esportivos. Entre os dias 15 de junho e 13 de julho, a cidade se transforma em uma das capitais do futebol – ao lado de Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo.
 
No Rio de Janeiro, o palco escolhido para o espetáculo foi o estádio do Maracanã, que receberá pela segunda vez a grande final da Copa - 64 anos após a sua inauguração para a Copa do Mundo de 1950 -, além de outras seis partidas das fases de grupos, oitavas e quartas de final. Em seu gramado, alguns dos maiores craques do futebol - como Neymar (Brasil), Cristiano Ronaldo (Portugal), Messi (Argentina), Iniesta (Espanha), Ozil (Alemanha) e Balotelli (Itália) – esperam fazer história.
 
O Brasil, por sua vez, busca o inédito hexacampeonato em casa. A seleção canarinho, campeã da Copa das Confederações de 2013, é recordista em número de títulos -  1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 -, além de ser o país com maior quantidade de gols marcados (210) e o único a ter participado de todas as 19 Copas do Mundo disputadas até hoje.
 
Tradição no país do futebol, as ruas do Rio de Janeiro já estão decoradas e povoadas por brasileiros e estrangeiros. Até o Cristo Redentor, ícone da cidade, ganhou as cores de todas as 32 seleções que disputam o mundial. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook