Somente quatro países estiveram em todas as Olimpíadas; veja

Grécia é onipresente nos Jogos, desde 1896 / Foto: Clive Brunskill / Getty Images

Rio de Janeiro – Os Jogos Olímpicos são, desde sempre, a competição esportiva que mais reuniu países na história. O número, claro, crescente, atingirá o seu ápice nas Olimpíadas do Rio, no ano que vem. Na ocasião, com o reconhecimento de Kosovo como membro pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), 205 nações estarão na disputa, um recorde absoluto.
 
A história dos Jogos da Era Moderna, porém, começou com um número bem mais modesto. Na primeira edição, em Atenas, em 1896, apenas 14 delegações estiveram presentes, número pouco maior que em Saint Louis 1904, quando 12 países competiram. A desconfiança e dificuldade de locomoção na época contribuíam para estes números.
 
A realidade no início do século XX era completamente diferente de hoje. Os países, além de tudo, pouco se interessavam em competir nas Olimpíadas, pelos gastos que o envio de atletas gerava. Não havia muito apoio do Estado e a maioria precisava treinar por conta própria.
 
Isso gerou um grupo muito seleto, uma espécie de “clientes fiéis” dos Jogos Olímpicos. São os quatro países que conseguiram o feito de estar em todas as edições das Olimpíadas, desde 1896. Austrália, Grã-Bretanha, Grécia e Suíça compõem o honrado clube.
 
A Austrália ainda possui uma experiência bastante particular em comparação às outras três nações. Em duas edições dos Jogos, Londres 1908 e Estocolmo 1912, uniu-se à Nova Zelândia para enviar uma delegação conjunta dos dois países da Oceania, vizinhos territorialmente.
 
Ainda é possível justificar a onipresença grega e suíça com dois pontos naturais. No caso da Grécia, por ter sido o berço dos Jogos Olímpicos, onde, inclusive, foi realizada a primeira edição, em 1896. No caso dos suíços, o motivo é político: a cidade de Lausanne acabou se tornando a sede do COI.
 
Por fim, uma dúvida que está longe de ser sanada paira sobre a França, que poderia ter integrado o grupo. Em Saint Louis 1904, o atleta Albert Corey, prata na maratona e na prova das quatro milhas por equipe, apesar de estar no relatório oficial dos Jogos como francês, teria competido pelos EUA, numa equipe de Chicago. Além do mais, oficialmente, o Comitê Olímpico Francês diz que não enviou delegação em 1904 e as medalhas do atleta são contabilizadas como americanas.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook