Tóquio 2020 abre escolha para inclusão de esportes; veja favoritos

Tóquio 2020 deverá ter até dois novos esportes no seu programa olímpico / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - A edição seguinte às Olimpíadas do Rio, em 2016, promete a inclusão de novos esportes, aumentando ainda mais o rol de modalidades hoje previsto (28). Em Tóquio 2020 estão sendo estudadas escolhas interessantes e até duas delas serão adicionadas ao programa olímpico.

Nesta segunda-feira foi aberto o processo que decidirá quais modalidade serão incluídas. O comitê organizador da cidade estuda alguns esportes populares no Japão, como beisebol e softbol, ambos favoritos e fora do programa olímpico desde Pequim 2008.

Mas há esportes menos favoritos já que ao todo 33 federações esportivas foram convidadas a se inscrever na disputa, como caratê, skate, boliche e surfe. A inscrição vai até 8 de junho e os pedidos serão analisados até o dia 22 do mesmo mês. Em agosto, uma apresentação dos favoritos ocorrerá em Tóquio.

No dia 30 de setembro o comitê organizador recomendará as escolhidas ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que dará o veredito final nas Olimpíadas do Rio, em agosto de 2016.  

Os critérios de escolha não são minuciosamente esclarecidos à mídia, mas tudo indica que, seguindo a Agenda 2020 - conjunto de novas recomendações para a operação do COI daqui para frente -, os esportes escolhidos deverão ter forte relação com a juventude, a comunidade japonesa e a audiência mundial. 

 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook