Tóquio 2020 escolhe surfe, caratê e mais três para Olimpíadas

Projeto de surfe numa piscina artificial para os Jogos de 2020 / Foto: WebberWavePools.com

Rio de Janeiro - O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 anunciou, nesta segunda-feira, sua decisão quanto à lista de novos esportes que serão recomendados ao COI (Comitê Olímpico Internacional) para integrarem o programa olímpico. 
 
Surfe, skateboard, beisebol/softbol, escalada e caratê foram os escolhidos pelo órgão. O critério na escolha, de acordo com a imprensa internacional, teve em vista modalidades consideradas populares e que fossem capazes de aumentar audiência e faturamento dos Jogos, com as receitas de patrocínio. 
 
Cabe agora ao COI a decisão final quanto à inclusão dos esportes, que deverá ser tomada durante a 129ª sessão extraordinária do órgão, no Rio de Janeiro, durante os Jogos Olímpicos de 2016.
 
"Cada uma das oito federações pré-selecionadas demonstraram seu potencial para aumentar o valor dos Jogos. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para estender meus sinceros agradecimentos a cada um deles por seus esforços extraordinários", justificou Fujio Mitarai.
 
Estima-se que os novos esportes acrescentariam mais de 400 atletas e 18 novos eventos por medalhas nos Jogos Olímpicos. Além dos escolhidos, wushu (arte marcial), boliche e squash participavam da disputa. 
 
O Presidente da Associação Internacional de Surfe comemorou a notícia, considerada um avanço. Fernando Aguerre acredita que o esporte abre uma nova dinâmica para as transmissões televisivas e celebra o fato de a modalidade jovem continuar na disputa.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook