Tóquio veta logo dos Jogos de 2020 após acusação de plágio

Logo de Tóquio 2020 comparado ao do Teatro de Liège / Foto: Getty Images / Guardian composite / The Guardian

Rio de Janeiro - A imprensa japonesa informou, nesta terça-feira, que o país não usará mais o polêmico logotipo anunciado há algumas semanas como a marca oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A informação deverá ser anunciada oficialmente pelo Comitê Organizador nos próximos dias, a partir de uma reunião convocada com urgência hoje na capital do Japão. 
 
O logotipo tem sofrido, desde que foi anunciado, severas críticas relativas a um possível plágio por parte de seu criador, o designer Kenjiro Sano. Em julho, o desenhista belga Olivier Debie denunciou a marca como sendo um plágio da logo que ele mesmo criou para o Teatro de Liège (Bélgica), há dois anos. 
 
Olivier chegou a apresentar uma denúncia formal de plágio frente à Justiça de seu país. Mesmo assim, os organizadores vinham defendendo o emblema feito por Sano. Foi mostrado, inclusive, o esboço inicial do desenho a fim de afastar as denúncias de plágio. 
 
Até o anteprojeto, no entanto, foi alvo de críticas, por ser muito similar a um outro feito pelo designer alemão Jan Tschichold, já falecido.
 
Veja Também: 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook