Vote no Melhor Atleta Olímpico do Ano

Cerimônia de premiação será realizada no dia 17 de dezembro, em São Paulo / Foto: COB

Rio de Janeiro - Está aberta a votação popular que definirá quem são os melhores atletas brasileiros de 2013, através do site oficial da votação. No feminino, o público já pode escolher entre Poliana Okimoto (maratona aquática), Rafaela Silva (judô) e Yane Marques (pentatlo moderno). No masculino, os concorrentes são Arthur Zanetti (ginástica artística), Cesar Cielo (natação) e Jorge Zarif (vela). A cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico será realizada no Teatro Bradesco, em São Paulo, no dia 17 de dezembro.

A escolha dos melhores atletas em cada modalidade e a definição dos três indicados em cada categoria, masculina e feminina, para concorrer ao Troféu Melhor Atleta do Ano foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Esse voto terá peso de 50% na eleição final para os melhores do ano, depois de serem computados os votos do público pela Internet. A votação popular se encerrará durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico.
 
Além dos melhores do ano (acompanhe perfil dos concorrentes abaixo), o COB irá premiar os melhores em cada uma das 43 modalidades durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2013. O evento homenageará também os 50 anos da primeira edição de Jogos Pan-americanos realizada no Brasil, os Jogos Pan-americanos de São Paulo, disputados em 1963. Tradicionalmente organizado no Rio de Janeiro, o Prêmio Brasil Olímpico volta a São Paulo, local da primeira cerimônia, em 1999.
 
Oscar do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico 2013 prestará homenagens ainda a outras categorias: Melhor Técnico Individual e Coletivo; Troféu Adhemar ferreira da Silva; Melhores Atletas dos Jogos Escolares da Juventude, entre outras premiações.
 
 
Perfil dos concorrentes a Melhor Atleta do Ano:
 
Feminino:
 
Poliana Okimoto
Data de Nascimento: 08/03/1983
Local: São Paulo (SP)
Esporte: Natação - Maratonas Aquáticas
O ano de 2013 foi marcante para a nadadora Poliana Okimoto.  Ela conquistou três medalhas no Mundial da Fina, em Barcelona, em julho: foi ouro nos 10Km, prata nos 5Km e bronze nos 5Km por equipes. Além disso, venceu as duas últimas etapas da Copa do Mundo de Águas Abertas e ainda bateu o recorde sul-americanos nos 1.500m livre, marca que permanecia há 12 anos. Foi eleita pela revista americana Swimming World a melhor nadadora de águas abertas em 2013 e ainda concorre a outros prêmios internacionais.
 
Rafaela Silva
Data de Nascimento: 24/04/1992
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Esporte: Judô
Em 2013 a carioca Rafaela Silva entrou para a história do esporte brasileiro ao se tornar a primeira judoca a conquistar a medalha de ouro em um Campeonato Mundial, realizado no Rio de Janeiro, em agosto. Na final da categoria até 57Kg, Rafaela venceu a americana Marti Malloy por ippon. Em 2011, com apenas 19 anos, Rafaela já havia conquistado a medalha de prata, no Mundial de Paris. A atleta é fruto do Instituto Reação, ONG criada pelo judoca Flavio Canto.
 
Yane Marques
Data de Nascimento: 07/01/1984
Local: Afogados da Ingazeira (PE)
Esporte: Pentatlo Moderno
Depois de fazer história em 2012 com a medalha olímpica de bronze em Londres, Yane Marques manteve o nível de conquistas em 2013 com grandes resultados internacionais. Em agosto a pernambucana conquistou o inédito vice-campeonato mundial em Taiwan. Em outubro, Yane ficou com a medalha de bronze no torneio Campeão dos Campeões, que reuniu as 16 melhores pentatletas do mundo em Doha, no Qatar. Outros dois resultados importantes de Yane em 2013 foram o título da Copa Kremlin, na Rússia, e o bronze na etapa da Copa do Mundo em Palm Springs, nos EUA. 
 
Masculino:
 
Arthur Zanetti
Data de Nascimento: 16/04/1990
Local: São Caetano do Sul (SP)
Esporte: Ginástica Artística
Arthur Zanetti continua imbatível nas argolas. Se a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres o consagrou no Prêmio Brasil Olímpico 2012 como o melhor atleta do ano, Zanetti tenta repetir a façanha apoiado em títulos igualmente importantes em 2013. Com uma apresentação impecável, o ginasta conquistou o inédito título mundial em Antuérpia, na Bélgica, ratificando o seu domínio nas argolas. Além disso, em 2013 foi campeão das etapas da Copa do Mundo em Doha e Anadia e da Universíade de Kazã.
 
Cesar Cielo
Data de Nascimento: 10/01/1987
Local: Santa Bárbara d’Oeste (SP)
Esporte: Natação
Cesar Cielo mostrou em 2013 porque é considerado um dos maiores velocistas da história da natação mundial. Após recuperar-se de uma cirurgia nos dois joelhos, realizada dez meses antes, Cielo tornou-se o primeiro tricampeão mundial dos 50m livre, ao conquistar a medalha de ouro no Mundial da Fina, em julho, em Barcelona. O paulista nadou em 21s32, marca mais rápida da prova desde a proibição do maiô tecnológico. Ainda em Barcelona, Cesar Cielo foi bicampeão mundial nos 50m borboleta.
 
Jorge Zarif
Data de Nascimento: 30/09/1992
Local: São Paulo (SP)
Esporte: Vela
Aos 20 anos, o jovem velejador Jorge Zarif fez “dobradinha” em 2013 ao unificar pela primeira vez os títulos mundiais da classe Finn em duas categorias. O primeiro triunfo aconteceu em julho, quando se tornou bicampeão mundial júnior em Malcesine, na Itália. Em agosto, em Tallinn, na Estônia, conquistou a medalha de ouro na categoria open do campeonato mundial da classe, após entrar na regata final com 19 pontos de vantagem para o segundo colocado. De quebra, Jorginho colocou fim a  um jejum brasileiro na classe que durava desde 1972. 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook