Aracaju se prepara para receber o Pan de Ginástica Artística Juvenil

Reunião definiu plano de apoio e logistica do Pan / Foto: Filipe Araújo

Aracaju - Aracaju (SE) se prepara para receber um dos eventos mais importantes da ginástica artística das Américas. De 26 a 30 de março, a capital do Estado de Sergipe será a sede do Campeonato Pan-Americano Juvenil da modalidade, que contará com a presença de mais de 200 participantes de países que já confirmaram presença, como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Ilhas Caimã, México, Peru, Porto Rico, Venezuela e Uruguai, além do Brasil. 
 
A competição será realizada no ginásio Constâncio Vieira e, nesta quarta-feira (22), a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende, além de outros representantes da entidade, se reuniram com coordenadores de vários órgãos públicos para definir o plano de apoio e logística do evento. 
 
O Pan-Americano terá total apoio dos governos do Estado e do Município, além de entidades públicas e privadas. Esta é a segunda vez que Aracaju recebe o campeonato. A primeira delas foi em 2009, quando foram revelados vários talentos que hoje representam muito bem o País, como o paulista Sérgio Sasaki, décimo colocado no Individual Geral dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e quinto no Mundial da Bélgica, em 2013. 
 
Para Luciene, esta é mais uma grande oportunidade de colocar o Brasil em destaque no cenário internacional da ginástica e proporcionar experiência a um grande número de atletas. "Uma competição como o Pan-Americano deixa um legado muito grande para o País e para a região e desperta um interesse ainda maior de jovens ginastas a seguirem na prática da modalidade. Queremos fazer um grande campeonato, ainda maior do que foi em 2009", comentou. 
 
A presidente lembra também da movimentação econômica que um evento deste porte pode trazer para a região. "A participação de mais de mais 200 participantes, representando todos esses países, durante sete dias, contribuirá para o desenvolvimento do trade turístico, acrescentando a tudo isso, o retorno em mídia espontânea, com exposição do Estado e da cidade sede na mídia local, regional, nacional e até internacional", acrescentou. 
 
Durante a reunião, ficaram definidas as atividades e ações de cada órgão ou entidade envolvidos na realização do evento, como logística de transporte, divulgação externa do evento, passeios em pontos turísticos de Sergipe, apresentações culturais, entre outras atividades a serem desenvolvidas.
 
Além da presidente Luciene Resende e representantes da CBG, participaram da reunião, o 2º Tenente Diego Pereira, representando o Corpo de Bombeiros, o diretor de turismo do município, Diego Cabral, Fábio Araújo, secretário adjunto da SEMICT (Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo), Élber Batalha, secretario de Turismo do Estado, Milton Andrade, secretário adjunto da SEJESP (Secretaria da Juventude e do Esporte), André Carvalho, secretário adjunto da Secom (Secretaria de Comunicação) do Município e Gilson Dória, coordenador geral do Pan 2014 e representante do secretário de Esporte e Lazer do Estado (SEEL).
 
O Brasil tem ganhado cada vez mais destaque nas sete modalidades que compõem a ginástica. Nos últimos anos, a artística foi uma delas, conquistando resultados históricos como os de Sasaki, e as medalhas de ouro inéditas de Arthur Zanetti nos Jogos Olímpicos de Londres e no Mundial da Bélgica.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook