Brasil entra na reta final de preparação para o Mundial

Arthur Zanetti / Foto: Ricardo Bufolin/CBG

São Paulo - As Seleções Brasileiras de Ginástica Artística estão próximas de iniciar a participação no mais importante compromisso do ano, o Mundial, que será realizado de 30 de setembro a 6 de outubro, na Antuérpia, na Bélgica. 
 
O País será representado na Ginástica Artística Masculina por Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Diego Hypolito, Francisco Barreto, Péricles da Silva e Sérgio Sasaki. Na última edição do Mundial, em 2011, o Brasil garantiu duas medalhas, uma de prata, com Arthur Zanetti nas argolas, e uma de bronze, com Diego Hypolito no solo. 
 
Antes de iniciar a competição, os ginastas partem para a reta final de preparação, que este ano já incluiu fases de treinamento e a participação em importantes campeonatos, como o Pan-Americano por Aparelhos, em agosto, e etapas de Copa do Mundo. A Seleção Masculina embarca no dia 7 para a Alemanha, onde farão a aclimatação em Kienbaum, local que já recebeu a delegação antes da Universíade e do Pan-Americano por Aparelhos este ano. Além dos seis atletas, Pétrix Barbosa, Felipe Arakawa e Vitor Rosa também viajam com o grupo. 
 
Alguns dos principais nomes da modalidade, de países como Alemanha, China, Japão, Rússia, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Coreia, França, Espanha e Romênia estarão presentes no Mundial. Segundo o coordenador de Ginástica Artística Masculina da Confederação Brasileira de Ginástica, Leonardo Finco, este será um grande desafio para o Brasil. "Fizemos boas participações nas competições internacionais este ano, mas temos que ter prudência, pois o nível do Mundial é muito forte. Este é o primeiro do ciclo olímpico. Arthur é o favorito nas argolas e Diego tem grandes chances no salto. Além disso, vamos buscar chegar a outras finais com os demais ginastas", comentou. 
 
Sérgio Sasaki e Arthur Nory irão competir pelo Individual Geral. Nas argolas, o Brasil terá Arthur Zanetti, no solo e salto, Diego Hypólito, nas paralelas e barra fixa, Francisco Barreto, e no cavalo com alças, Péricles da Silva.
 
O campeão olímpico nas argolas, Arthur Zanetti, vai em busca do ouro, mas exalta a força dos concorrentes. "Estou fazendo uma preparação bem intensa para o Mundial. Acredito que estou no caminho certo. Como na última edição fiquei com a prata, quero lutar pelo ouro este ano. Ainda não vi a lista nominativa com os atletas que irão participar, mas os melhores do Mundo estarão lá e, com certeza, a competição será bem difícil. Toda a equipe está se dedicando bastante e vamos buscar fazer o melhor." 
 
Pela Seleção Feminina, fora convocadas as atletas Daniele Hypolito, Jade Barbosa e Letícia Costa. Jade irá competir caso esteja totalmente recuperada da lesão que sofreu no tornozelo. Ela segue em tratamento, acompanhada por uma equipe médica, até a data do Mundial. As ginastas participam de mais um camping, desta vez, em Curitiba (PR), de 15 a 22 de setembro. No dia 23, embarcam para a Bélgica, onde se juntam com a equipe masculina para os últimos dias de treinamento que antecedem a competição.
 
Além dos ginastas e Leonardo Finco, a delegação é composta também pela chefe de delegação Andrea João, pela chefe de equipe feminina Georgette Vidor, pelos técnicos Oleg Ostapenko, Ricardo Pereira, Alexander Alexandrov, Cristiano Albino, Marcos Goto, Renato Araújo e Vladimir Vatkin, pelos árbitros Yumi Sawasato, Eliseu Burtet Neto e Sandro Brasil Santos, pela médica Ana Carolina Corte e pelos fisioterapeutas Maria Eugênia Ortiz e Raphael Velozo da Silva

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook