Brasileiros da Ginástica de Trampolim iniciam participação no Campeonato Mundial

Seleção de Ginástica de Trampolim, em Sofia, na Bulgária / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Atletas brasileiros da Ginástica de Trampolim iniciam a participação no 29º Campeonato Mundial, nesta quinta-feira (7), na Arena Armeec Hall, em Sofia, na Bulgária. O Brasil será representado no Individual masculino e feminino, Sincronizado masculino e Duplo Mini-Trampolim masculino e feminino. Para esta edição, estão inscritos 295 ginastas, de 39 Países. No domingo (10), às 23h (horário de Brasília), haverá transmissão do SporTV.

Os atletas da Seleção Brasileira, Carlos Ramirez Pala, Rafael Oliveira Andrade, Camilla Lopes Gomes, Giovanna Venetiglio Bastos Matheus e Joana di Carlo Conde Perez entram em cena nesta quinta-feira (7), às 6h, para as qualificatórias do Individual, que é uma modalidade olímpica. No primeiro dia, os 24 melhores classificam para a segunda qualificatória e as cinco melhores equipes para a final por equipe. Na última edição, em 2011, pelo masculino, Ramirez foi o 30º colocado, Rafael o 58º e Rodrigo Pacheco o 89º. Pelo feminino, Giovanna foi a 26ª e garantiu vaga para o Pré-Olímpico, classificatório para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Daienne Cardoso Lima foi a 47ª e Taissa Garcia a 57ª.
 
Uma das técnicas que está na Bulgária é Tatiana Figueiredo. De acordo com ela, o objetivo principal, neste momento, é evoluir. "A nossa expectativa é que os atletas melhorem sua performance e colocação em relação ao último Mundial", contou. "Estou satisfeita com o desempenho dos ginastas nos treinamentos que já fizeram aqui, pois eles conseguiram se adaptar rápido ao trampolim e quase todos já realizaram suas séries completas", disse.
 
Na sexta-feira (8), as atividades têm sequência com mais duas qualificatórias. A do Sincronizado, com Carlos Ramirez Pala e Rafael Oliveira Andrade, tem início às 11h30. As oito melhores duplas vão para a final. Antes disso, às 5h30, será a vez do Duplo Mini-Trampolim feminino, com Mariana Aquino, enquanto às 8h30, a do masculino, com Arthur Iotte, Bruno Martini, Edmon Abreu e Ramon Abreu. Na edição passada, Bruno Martini conquistou o ouro, além de levar a prata na disputa por equipes, juntamente com Arthur Iotte, Edmon Abreu e Rodrigo Bachur. 
 
A Ginástica de Trampolim
 
É dividida em quatro modalidades - Individual, Sincronizado, Duplo Mini-Trampolim e Tumbling. No individual, única inserida nos Jogos Olímpicos, o ginasta salta sobre uma tela e executa elementos técnicos exigidos pelos árbitros. No Sincronizado, as características são quase as mesmas, porém é realizado com dois ginastas saltando ao mesmo tempo, em trampolins diferentes. O Duplo Mini-Trampolim é um aparelho menor, onde o ginasta faz uma corrida antes dos elementos técnicos, se aproxima e salta no aparelho. Já o Tumbling, o ginasta corre em uma pista de 26m, executando quatro passadas.
 
Delegação brasileira
 
Ginástica de Trampolim 
Ginastas: Carlos Ramirez Pala, Rafael Oliveira Andrade, Camilla Lopes Gomes, Giovanna Venetiglio Bastos Matheus e Joana di Carlo Conde Perez
Técnicos: Estácio Costa e Tatiana Figueiredo 
Fisioterapeuta: José Carlos Brandão 
Árbitro: Fabrício Fontoura 
Chefe de delegação: Kátya Mourthé 
 
Duplo Mini-Trampolim 
Ginastas: Arthur Iotte, Bruno Martini, Edmon Abreu, Ramon Abreu e Mariana Aquino 
Técnicos: Alexandro Pereira, Cláudio Silva e Shirley Arantes 
Árbitro: Klayler Mourthé 
Chefe de delegação: Kátya Mourthé 
 
Programação
Horário de Brasília
 
Quinta-feira (7)
6h às 15h30: Qualificatória Individual masculino e feminino
 
Sexta-feira (8)
5h30 às 8h: Qualificatória Duplo Mini-Trampolim feminino 
8h30 às 10h30: Qualificatória Duplo Mini-Trampolim masculino
11h30 às 14h: Qualificatória Trampolim sincronizado 
15h às 15h30: Final por equipe feminino
15h50 às 16h20: Final por equipe masculino
 
Sábado (9)
10h30 às 11h30: Segunda qualificatória do Individual masculino
14h às 14h30: Final por equipe do Duplo Mini-Trampolim masculino
16h às 16h30: Final do Individual masculino
 
Domingo (10)
9h30 às 10h30: Segunda qualificatória do Individual feminino
11h30 às 12h: Final do Duplo Mini-Trampolim masculino
12h30 às 13h: Final do Duplo Mini-Trampolim feminino
14h às 14h30: Final do Sincronizado masculino
14h30 às 15h: Final do Individual feminino

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook