Brasileiros se classificam para finais da Copa do Mundo em Portugal

Jade Barbosa se classificou para três finais / Foto: Federação de Ginástica de Portugal

Portugal - O Brasil conquistou oito vagas para as finais da Copa do Mundo de Anadia de Ginástica Artística, em Portugal. Os ginastas Arthur Zanetti, Arthur Nory Mariano, Diego Hypolito, Pétrix Barbosa, Adrian Gomes e Jade Barbosa representam o País, que se saiu muito bem na fase classificatória disputada nesta sexta-feira (21). A competição que é uma das mais importantes do calendário e conta com alguns dos principais nomes da modalidade terá as decisões realizadas neste sábado (22), com transmissão dos canais SporTV, e domingo (23). 
 
Pela Seleção Feminina, Jade Barbosa foi a segunda colocada nas classificatórias do salto, com 14,750, e Adrian Gomes a quarta, com 14,350. Jade ainda garantiu classificação nas finais do solo, com a quarta colocação, somando 13,500 pontos, e foi a terceira na trave, com 14,225. "Estou muito feliz com os resultados. Espero ir bem nas finais", resumiu a ginasta.
 
No masculino, o Brasil terá dois representantes no solo. Diego Hypolito se classificou na segunda colocação, com 15,125 pontos, e Arthur Nory Mariano, em oitavo, com 14,650. Diego também está garantido nas finais do salto. Ele somou 15,050 pontos e ficou em segundo lugar. 
 
O campeão olímpico Arthur Zanetti garantiu a primeira colocação nas classificatórias das argolas, somando 15,875 na apresentação em que usou um novo elemento em sua série. O movimento, se homologado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) pode ser batizado de Zanetti. A novidade é considerada de enorme dificuldade, pois exige muita força, um dos pontos fortes do brasileiro. "Vou do extremo na posição horizontal, do ponto mais baixo para o mais alto. É muito difícil porque saio estático e preciso de força extrema para chegar ao topo. É um elemento bem difícil, até porque não está encaixado ainda, mas com o tempo vai ficar bom", comentou o ginasta. 
 
Como Zanetti apresentou o novo elemento pela primeira vez, a série não saiu como o atleta gostaria, mas para as finais de amanhã, ele espera melhoras. "Gostei da minha série nessas eliminatórias. Fiz o elemento novo, mas no final da série balancei um pouco - nada muito grave, na verdade - em um giro. Acho que posso arrumar isso para a série ficar melhor", analisou. 
 
A coordenadora de ginástica artística da Confederação Brasileira de Ginástica e chefe da delegação, Georgette Vidor, comemorou as classificações. "Estamos muito satisfeitos com o desempenho da nossa Seleção. Estamos muito empenhados e focados em conseguir bons resultados", concluiu. 
 
Programação
 
Sábado (22)
11h às 11h35: Finais solo (Diego Hypolito e Arthur Nory) e salto (Jade Barbosa e Adrian Gomes)
11h55 às 12h40: Finais cavalo com alças (masculino) e assimétricas (feminino)
12h40 às 13h15: Final argolas (Arthur Zanetti)
 
Domingo (23)
11h às 11h45: Finais saltos (Diego Hypolito) e trave (Jade Barbosa)
11h55 às 12h40: Finais paralelas (masculino) e solo (Jade Barbosa)
12h40 às 13h15: Final barra fixa (masculino)
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook