Em Aracaju, seleção brasileira de ginástica rítmica retorna aos treinos

De olho em importantes competições no ano, atletas estão concentradas desde terça-feira na capital sergipana / Foto: Ricardo Bufolin / CBG

Rio de Janeiro - Campeonato Mundial, Copa do Mundo da categoria A e Pré Pan-americano. Esses são alguns dos compromissos de 2014 da seleção brasileira de ginástica rítmica de conjunto. De olho nessas e em outras competições do calendário, as ginastas estão concentradas desde terça-feira, dia 21, em Aracaju (SE), cidade onde moram e treinam permanentemente. O objetivo do grupo, que terminou o ano passado entre os 12 melhores do mundo, é ficar entre os oito.

O primeiro compromisso será de extrema importância para a modalidade no Brasil. Pela primeira vez na história, uma seleção da América Latina participará de uma Copa do Mundo da categoria A da Federação Internacional de Ginástica (FIG), que conta somente com as 12 melhores do mundo - as brasileiras garantiram o feito após ficarem na 12ª colocação no geral no Campeonato Mundial, em Kiev, na Ucrânia, em agosto do ano passado. O campeonato será em Debrecen, na Hungria, seguida pela etapa de Stuttgart, na Alemanha. A técnica, Camila Ferezin, destaca que o ano será ainda mais importante.
 
"Iremos participar da Copa do Mundo A e também do Campeonato Mundial, na Turquia, onde teremos que ficar entre os 24 melhores para participarmos do Mundial Pré-Olímpico de 2015. Para finalizar, ainda estaremos no Pré Pan-americano, que será classificatório para os Jogos Pan-americanos, no Canadá, em 2015", disse a treinadora.
 
A modalidade vive um ótimo momento e Camila afirma que elas querem ir mais longe. Para isso, estão previstas algumas mudanças. "Nós conseguimos resultados excelentes em 2013 e estamos muito felizes. Fizemos história, ao conquistar a inédita medalha de bronze na Copa do Mundo de Minsk, na Bielorrússia, em maio, e também por termos entrado na categoria A. Com tudo isso, as exigências serão ainda maiores, mas queremos mais. Nossa meta é estar entre os oito melhores e, por isso, temos que trabalhar ainda mais forte a parte física das ginastas, além de melhorarmos a coreografia dos cinco pares de maças", acredita.
 
A seleção de conjunto é formada por Beatriz Pomini Francisco, Bianca Maia Mendonça, Dayane Amaral, Débora Falda, Francielly Machado Pereira, Gabriela Paixão Ribeiro, Gabrielle Silva, Isadora Magalhães Silva, Mayra Gmach e Rafaela Costa, treinadas por Camila Ferezin. A assistente técnica é Iracema Alves, a coreógrafa é Bruna Rosa, a coordenadora é Maria Cristina Vital e o supervisor geral é Klayler Mourthé.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook