Seleção Feminina embarca com boas expectativas para o Mundial

Parte das ginastas após treino no Rio de Janeiro (RJ) / Foto: Divulgação

Santo André - A Seleção de Ginástica Artística Feminina encerrou as atividades no Brasil antes do Campeonato Mundial Pré-Olímpico. Após planejamento de trabalho intenso no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), o grupo embarcou para Dessau, na Alemanha, na noite desta terça-feira (6), com boas expectativas na bagagem. A principal delas é ficar entre as oito melhores do Mundo e, assim, carimbar o passaporte direto para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Se ocupar da nona a 16ª colocação, terá a segunda chance no evento-teste, de 16 a 24 de abril.
 

Na reta final de preparação na cidade-sede dos Jogos Olímpicos, a Seleção Feminina pôde contar com a presença ilustre de Nellie Kim, presidente do Comitê Técnico de Ginástica Artística Feminina da Federação Internacional de Ginástica (FIG). A soviética assistiu treinos, arbitrou e fez considerações importantes para a comissão técnica, ginastas e também para os árbitros que fizeram parte do controle. A participação da convidada e tudo o que viu nos últimos dias deixou Georgette Vidor, coordenadora da Seleção de Ginástica Artística Feminina da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), bastante esperançosa e satisfeita.

"A Nellie conversou com as meninas e as elogiou bastante. Disse que estão com uma ginástica bonita, preparadas, com condições de irem bem na competição, mas que ainda podemos limpar mais as séries até lá e corrigir algumas pequenas falhas. Se melhorarmos 0,10 pontos de cada podemos fazer a diferença. Foi um controle muito bem feito", elogiou Georgette, comentando que Nellie volta ao CT em janeiro.
 
Em busca da classificação estão Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorenna Rocha, Lorrane Oliveira e Thauany Araújo. Na noite de ontem (6), as ginastas embarcaram para Dessau, na Alemanha, para um meeting com a equipe da casa e Suíça. No dia 11, elas seguem para Arques, na França, para as atividades finais. Os treinos de pódio do feminino no Mundial serão nos dias 19 e 20, as provas por equipe em 23 e 24 e as finais em 27, 29, 31 e 1 de novembro. 
 
Dessa equipe, as ginastas Lorena, de 15 anos, Flávia e Thauany, de 16, e Lorrane, de 17, nunca participaram de um Mundial. A estreia será, justamente, em um pré-olímpico, considerado por muitos como o mais difícil de todos. Apesar dessa juventude, Georgette destaca que esse grupo está muito bem preparado. 
 
"A equipe está coesa, com elementos fortes e as ginastas estão melhorando cada vez mais a performance. Das meninas, a Dani, Jade, Flávia e Lorrane já são titulares. As outras serão definidas após os treinos e controles que ainda faremos. É claro que já temos uma ideia, mas tudo vai depender dessa reta final", esclareceu. "Esse é o Mundial mais difícil que tem, porque todos querem estar nos Jogos Olímpicos, de preferência se classificando direto para ter a tranquilidade de um treinamento mais adequado. Sabemos que será difícil, mas acredito que se fizermos uma excelente competição podemos beliscar uma vaga entre as oito primeiras", completou Georgette.
 
Seleção de Ginástica Artística Feminina
 
Ginastas: Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Lorenna Rocha e Thauany Araújo 
Técnicos: Alexander Alexandrov, Alexandre Carvalho, Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko, Keli Kitaura e Oleg Ostapenko 
Coreógrafa: Valéria Lakerbai
Médico: Roberto Nahon
Fisioterapeuta: Júlio Mattos
Chefe de delegação: Georgette Vidor
 
Seleção Masculina - Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles Silva embarcam para a aclimatação em Anadia nesta quinta-feira (8). De Portugal, seguirão direto para Glasgow, na Escócia, no dia 17. 
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook