Ramirez Pala briga por vaga no Pan de Toronto

Ramirez Pala briga por vaga no Pan de Toronto / Foto: Ricardo Bufolin/CBG

São Paulo - O atleta Ramirez Pala, da Ginástica de Trampolim, disputará o Campeonato Pan-Americano nos dias 24 e 25 de Agosto, em Mississauga (CAN). A competição é classificatória para os Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015, e notoriamente as duas cidades são vizinhas.
 
É a primeira competição do calendário, que ainda terá o Campeonato Mundial nos Estados Unidos e o Campeonato Brasileiro de Elite em Goiânia. Ramirez conta que houve algumas mudanças em sua rotina de treinamentos por conta da proximidade da competição. "Desde o dia 28, passei a ter treinos mais técnicos e objetivos. Estou dando mais atenção às séries de competição".
 
O ginasta ainda adianta que pode fazer uma alteração em sua série. "Não devo apresentar uma série nova, mas uma de qualidade, o que implica na mudança em um salto. Já faço a maioria dos movimentos há um tempo. Vejo que a grande dificuldade dessa competição é a adaptação ao trampolim, que pode variar de marca", explica.
 
Para atingir a melhor preparação possível, Ramirez contou com o apoio de um ex-professor e possui uma treinadora altamente experiente. "Tive orientação do Prof. Luis Gonçalves, na área de fisiologia do exercício, o que me auxiliou na montagem de uma preparação física básica de academia, fundamental no sentido de preparar toda a musculatura para suportar os puxados treinos. A minha técnica Tatiana Figueiredo (treinadora da equipe brasileira de Trampolim) vem me auxiliando muito nos treinamentos específicos".
 
Ramirez explica a apresentação das séries em uma competição - Para conquistar a vaga nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Ramirez Pala deverá executar bem duas séries aos árbitros, conforme as regras estabelecidas. Ele as explica em detalhes.
 
"A competição consiste em dois programas de competição. Primeiro é uma série obrigatória com elementos simples, justamente para o atleta mostrar sua performance e controle dos movimentos, tempo de voo de toda a série, abertura dos saltos, deslocamento (se houver) e todos são avaliados, porém somente dois movimentos serão avaliados pela dificuldade".
 
"A segunda série é livre e o atleta deve mostrar tudo o que sabe em dificuldade. Serão avaliados o tempo de voo, dificuldade de cada elemento, abertura dos saltos, deslocamento (se houver), ou seja ele recebe nota pela performance com alto nível de dificuldade", completa.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook