Atleta mais jovem da Seleção destaca ano de ouro na carreira

Rangel teve franca evolução em 2015 / Foto: Wander Roberto/Photo&Grafia

Kiel - Atleta mais novo convocado pelo técnico Jordi Ribera para a Seleção Masculina de Handebol que vai disputar a Supercopa na Alemanha, de 6 a 9 de novembro, o goleiro Rangel Rosa está vivendo um ano de ouro. Aos 19 anos, o jogador foi chamado para as Seleções Juvenil, Júnior e Adulta em 2015 e conquistou resultados importantes em todas as categorias.

 

Na Juvenil, Rangel foi campeão do Campeonato Pan-Americano de San Cristóbal, na Venezuela, e oitavo lugar no Mundial de Ekaterinburg, na Rússia, a melhor posição da história na categoria. Na Júnior, ele conquistou também o Campeonato Pan-Americano e participou do Mundial. Já no Adulto, o goleiro foi convocado pela primeira vez no II Torneio Quatro Nações, em junho, e venceu a competição.

"Esse ano foi a realização de um sonho, porque fui convocado para as Seleções de todas as categorias. Foi o melhor ano da minha carreira e pude ter uma ótima experiência profissional. Agora espero continuar sendo chamado para as Seleções Júnior e Adulta, já que foi meu último ano de Juvenil", afirmou Rangel, explicando, dando opinião sobre as diferenças de cada estilo de jogo. "A Juvenil não tem um jogo tão tático e geralmente quem tem mais qualidade vence. Na Júnior, os atletas começam a ficar mais fortes fisicamente e os times jogam parecido com a Seleção principal. Na Adulta são as equipes completas com os melhores jogadores do Mundo. Os trabalhos coletivos e individuais são muito bons", analisou Rangel.
 
O goleiro, que em 2014 atuou no ACEU/Univali/FMEBC (SC) e no início do ano defendeu São Caetano (SP), desde agosto está no Vila de Aranda, da Espanha. "Comecei esse ano no São Caetano (SP) e já evolui em relação ao ano passado. Fiquei três meses na equipe e disputei muitos jogos pelas Seleções de base no período. Depois disso, fui para o Vila de Aranda. O handebol na Europa é muito estudado. No começo, a adaptação foi difícil, mas agora já estou me acostumando", declarou. "Ganhei bagagem com jogos de alto nível em 2015. Meu ritmo melhorou e estou atuando em partidas importantes sem tanta pressão como antes", completou o atleta.
 
Ao lado dos goleiros Maik Santos e César "Bombom", Rangel terá a tarefa de defender o gol brasileiro na Supercopa. Na sexta-feira (6), a Seleção enfrenta a Alemanha, às 14h45 (horário de Brasília), em Flensburg. No sábado (7), o Brasil encara a Eslovênia, às 14h45, em Hamburgo. Já no domingo (8), o grupo mede forças com a Sérvia, às 9h30, em Kiel.
 
"Serão jogos muito parelhos definidos no detalhe. Será bom enfrentar essas grandes equipes para nos acostumarmos com o nível de campeonatos como os Mundiais e os Jogos Olímpicos", previu Rangel.
 
Programação - Supercopa - Horário de Brasília
 
Sexta-feira (6) - Flensburg
14h45 - Brasil x Alemanha
17h - Sérvia x Eslovênia
 
Sábado (7) - Hamburgo
12h30 - Alemanha x Sérvia 
14h45 - Brasil x Eslovênia
 
Domingo (8) - Kiel
9h30 - Brasil x Sérvia
11h45 - Alemanha x Eslovênia
 
Seleção Brasileira Masculina
 
Goleiros: César Augusto de Almeida "Bombom" (BM Granollers - Espanha), Maik Santos (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP) e Rangel da Rosa (Vila de Aranda - Espanha).
Pontas: André Martins Soares "Alemão" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP), Fábio Chiuffa (BM Guadalajara - Espanha), Felipe Borges (Montpellier Handball Aglomeration - França) e Lucas Candido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP).
Armadores: Arthur Patrianova (RK Celje - Eslovênia) Fernando Pacheco "Zeba" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP), Haniel Langaro (Esporte Clube Pinheiros - SP), José Guilherme de Toledo "Zé" (BM Granollers - Espanha) e Leonardo Santos "Léo" (Ademar León - Espanha).
Centrais: Henrique Teixeira (BM Granollers - Espanha) e João Pedro da Silva (Chambery Savoier - França).
Pivôs: Alexandro Pozzer "Tchê" (Puerto Sagunto - Espanha), Rogério Moraes (THW Kiel - Alemanha) e Vinicius Teixeira "Vini" (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté - SP).
 
Comissão técnica 
 
Treinador: Jordi Ribera
Assistente técnico: Washington Nunes
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Preparador físico: Luiz Antônio Luisi Turisco
Médico: Gustavo Rocha Santos
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Massoterapeuta: João Batista da Silva
Nutricionista: Larissa Aguiar
Psicóloga: Anahy Couto
Supervisor: Cássio Marques 
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook