Atletas dos acampamentos nacionais terão orientação sobre saúde bucal

CBHb fecha parceria com a dentista Carolina Mello; projeto deve chegar às seleções / Foto: Arquivo Pessoal

São Paulo - Tão importante quanto saúde mental e física, é a saúde bucal. Isso vale ainda mais no caso de atletas, que precisam estar 100% saudáveis. Pensando nisso, a CBHb (Confederação Brasileira de Handebol) fechou uma parceria com a dentista Carolina Mello, que vai atender aqueles que forem selecionados para participar dos acampamentos nacionais da modalidade, entre agosto e dezembro, em São Bernardo (SP).
 
Os acampamentos de handebol são realizados nas 26 federações estaduais e no Distrito Federal e reúnem jovens das categorias infantil, cadete e juvenil. "Vou realizar palestras de orientação sobre higiene bucal e, também, avaliação clínica. Muitas bactérias que estão na boca correm pela corrente sanguínea. Então, quero mostrar para eles o quanto esse cuidado é importante no esporte", explicou Carolina, que é formada em Educação Física e Odontologia, especialista em Ortodontia e atua com odontologia esportiva.
 
Outro tema importante é a proteção contra traumas, já que o handebol é um esporte de muito contato. "Podem acontecer fraturas nos dentes, na maxila e na mandíbula. Por isso, vou alertar sobre o uso de protetores bucais individualizados, feitos especialmente para cada um. São bons porque permitem que o atleta respire normalmente e possa fazer ingestão de líquido. Os que são pré-fabricados acabam não se adaptando corretamente a boca."
 
A parceria entre a CBHb e a profissional deve se estender. A ideia é que as seleções brasileiras adultas feminina e masculina de handebol também possam ser acompanhadas pela dentista, com o objetivo de alertar sobre a influência das doenças da cavidade bucal no desempenho dos atletas. As equipes nacionais vão ter palestras de orientação, avaliação clínica e encaminhamento para tratamento.
 
Outra ação programada é que cada jogador seja moldado para ter seu protetor bucal individualizado. "Essa conscientização sobre a importância da saúde bucal no esporte é muito importante. A odontologia acaba ficando um pouco de lado, mas é mais uma especialidade que contribui para o rendimento dos atletas. O objetivo é trabalharmos com prevenção, distância do risco e periodização, atendendo os atletas durante as fases de treinamento, para que estejam prontos para as principais competições."
 
Carolina Mello era atleta de handebol e trabalhou com estatística de jogos de handebol no Campeonato Mundial Feminino Adulto de 2011, no Mundial Masculino Júnior de 2015 e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado. Atualmente, a dentista faz parte do LAPOEBI, Laboratório de Pesquisa em Odontologia do Esporte e Biomecânica da USP.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook