Brasil vence o Paraguai e garante vaga nas semifinais do Pan-Americano

Seleção volta a jogar na quinta-feira (22), contra Porto Rico, às 19h / Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia

Buenos Aires - A seleção brasileira feminina adulta de handebol está nas semifinais do Campeonato Pan-Americano, que está sendo disputado em Buenos Aires, na Argentina.
 
A equipe conquistou sua terceira vitória em três jogos nesta terça-feira (20), desta vez contra o Paraguai, por 29 a 15 (13 a 12 no primeiro tempo), e garantiu a vaga. O próximo desafio será enfrentar Porto Rico, na quinta-feira (22), às 19h, para encerrar a primeira fase.
 
O Brasil soma, agora, seis pontos e está na liderança isolada do grupo A. As segundas colocadas são as porto-riquenhas, com quatro. O Paraguai está em terceiro, com dois. Estados Unidos e Colômbia ainda não ponturaram. Na chave B, a Argentina lidera, seguida por Uruguai, Chile, Guatemala e República Dominicana. As duas melhores seleções de cada lado se classificam para as semifinais. Os três primeiros colocados no Pan garantem vaga no Mundial da Alemanha, em dezembro.
 
Jogo - As paraguaias começaram melhores na partida, com uma movimentação que dificultou a marcação. Conseguiram lances de sete metros e abriram 4 a 1 no placar nos primeiros sete minutos. Do outro lado, a central Ana Paula protagonizava os principais lances a favor do Brasil, dando trabalho às adversárias. A seleção corrigiu erros de passe e foi para o intervalo vencendo por 13 a 12.
 
O segundo tempo foi bem diferente. As brasileiras, atuais campeãs do Pan-Americano, deram poucas chances às rivais. Os contra-ataques em velocidade voltaram a funcionar e logo a equipe nacional abriu seis gols de diferença. A goleira Jéssica, que chegou a entrar no lugar da Babi no primeiro tempo, jogou nos 30 minutos finais e também contribuiu muito para a vitória.
 
Sérgio Graciano, técnico da seleção, destacou o poder de superação da equipe. "É um grupo maduro, com jogadoras acostumadas a esse tipo de situação em seus clubes e na seleção também. Sabíamos que se encaixássemos a defesa íamos superar as dificuldades. Elas foram frias e conseguiram reverter. O time do Paraguai é muito rápido, menor que o nosso. Coloquei uma defesa mais leve e voltamos a jogar como é para ser."
 
A pivô Tamires Morena analisou o confronto. "No primeiro tempo, não tivemos paciência na defesa; quisemos antecipar as jogdas e acabamos perdendo no um contra um. Depois, nos ajudamos mais no meio, com profundidade, sem esperar a adversária nos seis metros. Passamos a finalizar com mais tranquilidade."
 
Gols do Brasil: Bruna de Paula (1); Samira Rocha (5); Dani Joia (1); Tamires Araújo (2); Ana Paula (2); Jéssica Quintino (artilheira do jogo, com 8); Tamires Costa (2); Duda (2); Amanda Caetano (1); Mayara (1); Dayane (1); Deonise (3).
 
Resultados:
 
Domingo (18)
Paraguai 35 x 17 Colômbia 
Chile 33 x 11 República Dominicana 
Argentina 43 x 14 Guatemala
Brasil 42 x 10 Estados Unidos
 
Segunda-feira (19)
13h30 - Estados Unidos 25 x 29 Porto Rico
15h30 – Guatemala 12 x 39 Uruguai
18h - República Dominicana 9 x 43 Argentina 
20h - Colômbia 12 x 46 Brasil
 
Terça-feira (20)
13h30 - Uruguai 31 x 23 República Dominicana 
15h30 - Colômbia 21 x 30 Porto Rico
18h - Chile 19 x 26 Argentina
20h - Paraguai 15 x 29 Brasil
 
Programação:
 
Quarta-feira (21)
13h - República Dominicana x Guatemala 
15h - Estados Unidos x Colômbia 
17h - Paraguai x Porto Rico
19h - Uruguai x Chile
 
Quinta-feira (22)
14h30 - Paraguai x Estados Unidos
16h30 - Chile x Guatemala 
19h - Brasil x Porto Rico 
21h - Argentina x Uruguai
 
Sábado (24)
Semifinais
 
Domingo (25)
Finais
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook