Conferência Sul/Sudeste da Liga Naciona definem detalhes da edição 2017

EC Pinheiros (SP), campeão na Liga Feminina em 2016 / Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia

São Paulo - Berço da Liga Nacional de Handebol, a Conferência Sul/Sudeste teve reuniões realizadas nessa quinta (1) - Feminino - e nesta sexta-feira (2) - Masculino - , em um dos prédios da UNIP (Universidade Paulista), em São Paulo, para discutir detalhes de calendário e forma de disputa da edição 2017.
 
As outras Conferências são Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sendo a última a novidade para este ano, complementando o formato criado em 2016 com o objetivo de proporcionar a participação de equipes de todo o Brasil na principal competição da modalidade.
 
Na primeira fase, as conferências vão jogar apenas entre si, sem se cruzarem. Os classificados de cada uma delas avançarão para a segunda fase, sendo quatro equipes da Sul/Sudeste, duas da Norte, duas da Nordeste e duas da Centro-Oeste.
 
Na segunda fase, os dez times ficarão divididos igualmente em duas chaves. Cada grupo terá partidas disputadas em sede única, a ser definida de acordo com estrutura local e ranqueamento. As semifinais e a final terão sede única, com mando da Confederação Brasileira de Handebol (CBhb).
 
Conferência Sul/Sudeste - Liga Feminina - Estiveram presentes na reunião de quinta-feira (1) dirigentes de EC Pinheiros (SP), A. Blumenau de Handebol (SC), P.M. de Guarulhos (SP), P.M. Maringá/Unimed/Uningá (PR), APAH/Caxias do Sul (RS), P.M. Santo André (SP), UNIP/São Bernardo e ACH Cascavel (PR). Se a Conferência tiver de uma a seis equipes, será disputada em turno e returno. Em caso de sete ou mais, haverá turno único.
 
"O novo formato da Liga Nacional é muito bom. Sempre defendemos que a Liga fosse, de fato, nacional, proporcionando a participação de mais equipes. Com esse intercâmbio, a diferença técnica vai diminuir ano a ano e não será surpresa que a gente veja finalistas de outras regiões", comentou Marcelo Gouvêa, diretor de handebol do Pinheiros, atual campeão da Liga Feminina.
 
O dirigente destacou que, neste ano, o clube paulista vai brigar de novo pelo título e terá um nível de cobrança maior, por ter surpreendido no ano passado. "Em 2016, nosso resultado foi um pouco surpreendente porque foi apenas nossa segunda participação no campeonato. Agora, o nível de exigência vai subir", completou.
 
Conferência Sul/Sudeste - Liga Masculina - Dirigentes de EC Pinheiros (SP), Instituto Internacional Hand Brasil Londrina (PR), Taubaté/FAB/UNITAU (SP), São Caetano Handebol (SP), P.M. Maringá/Unimed/Unifamma (PR) e PM Uberaba/Acevale (MG) participaram da reunião nesta sexta-feira (2). Ficou definido que a Conferência será disputada em turno e returno, independentemente de quantas equipes confirmarem sua inscrição.
 
"As reuniões são sempre importantes para darmos o feedback sobre o novo formato, que é ótimo, e melhorar o que for preciso. A expectativa é que a principal competição de handebol do país seja ainda mais disputada neste ano. É muito importante que as equipes de outras regiões se acostumem ao alto nível e se reforçem sempre porque isso engrandece e valoriza a competição", avaliou Marcus 'Tatá', técnico do Taubaté, atual campeão da Liga Masculina.
 
O Uberaba já confirmou sua participação no torneio. "A perspectiva é ótima. Estamos em fase de crescimento e vamos disputar a Liga pela terceira vez. Queremos fazer nosso handebol crescer, mostrar que temos força. Respiramos handebol na nossa cidade e ter essa oportunidade de trocar experiência é fundamental. O formato proporciona a chance de todos poderem jogar, e não apenas atletas de seleção", disse Karel Avelar Gomes, treinador do clube mineiro.
 
Diretor técnico da CBHb, Digenal Cerqueira, elogiou o engajamento dos dirigentes presentes nas reuniões. "É gratificante ver a maturidade que os dirigentes têm hoje, buscando a melhoria do handebol, mostrando comprometimento com a modalidade e pensando em ajudar um ao outro", destacou. "Teremos segunda fase, e não quartas de final, para contemplar um número maior de equipes classificadas", explicou.
 
Ficou definido que todas as equipes têm até o dia 13 de junho para confirmar sua participação a Liga Nacional de Handebol 2017. A competição está prevista para começar no dia 20 de julho. No Feminino, a segunda fase deve ser de 25 a 29 de outubro, e as semifinais e a final de 17 a 19 de novembro. No masculino, a segunda fase está agendada para 22 a 26 de novembro, e as semis e a decisão de 15 a 17 de dezembro.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook