Dinamarca e França disputam a final do Mundial Júnior

França e Egito travaram duelo acirrado  / Foto: Alexandre Motta

Minas Gerais - A final do Mundial Júnior Masculino de Handebol foi definida. Em grandes partidas, Dinamarca e França venceram os respectivos jogos nas semifinais e farão a grande decisão do campeonato. Com confrontos equilibrados e de alto nível técnico, ambas equipes se classificaram em jogos emocionantes, que terminaram com vantagem de apenas dois gols para os vencedores. Dinamarca e França disputam a final do Mundial Júnior no sábado (1º), às 18h, na Arena Multiuso Tancredo Neves, o Sabiazinho, em Uberlândia (MG).


Durante todo o primeiro tempo da partida entre Dinamarca e Alemanha era impossível prever um vencedor. O placar ficou igualado durante todo o jogo, com as duas equipes se alternando na liderança. Enquanto a Dinamarca investia em um contra-ataque mais trabalhado, a Alemanha era praticamente uma especialista em roubadas de bola e ataques rápidos pelas pontas. Mesmo assim, os dinamarqueses conseguiram terminar o primeiro tempo na frente (15 a 13). Na segunda etapa, o equilíbrio permaneceu. As duas equipes marcaram forte, mas os alemães pareceram um pouco mais afobados durante as jogadas. Os dinamarqueses permaneceram focados da mesma forma que iniciaram o confronto e, assim, mantiveram a vantagem até o fim para fechar o placar em 28 a 26.

Segundo o técnico dinamarquês Claus Hansen o mais importante foi manter o equilíbrio mental durante a partida. "Quando você acredita que é possível, você consegue. A Alemanha é uma equipe muito forte, mas realmente, mantivemos a concentração durante todo o jogo, o que é muito difícil em uma partida de handebol que é muito extensa e sempre tem altos e baixos. Esse foi o segredo para a nossa vitória."

O primeiro tempo de Egito e França começou bem movimentado. Invictos no campeonato, os franceses mostraram garra e handebol de qualidade desde o primeiro minuto. Já o Egito, grande surpresa do torneio, também fez um ótimo jogo, mas não conseguiu segurar a França, que é a atual campeã Mundial da categoria Adulta, e terminou o período com três gols atrás (15 a 12 para os europeus).

Na segunda etapa, os franceses voltaram melhores na defesa e conseguiram abrir sete gols de vantagem. Porém, nos cinco minutos finais, a França teve duas exclusões de dois minutos praticamente ao mesmo tempo e proporcionou a reação egípcia. Quando a seleção africana ficou a dois gols do empate, brilhou a estrela do goleiro Julien Meyer, que defendeu dois arremessos decisivos. Mas em jogada fantástica, o goleiro egípcio Mohamed Abdelbaset fez lançamento perfeito para o companheiro de equipe marcar um golaço de ponte aérea para incendiar o jogo e levantar a torcida. Faltando 20 segundos para o final da partida, o técnico Johann Delattre pediu tempo e armou o último ataque. A bola decisiva caiu nas mãos de Rudy Seri, que não desperdiçou e colocou a França na final com o placar 32 a 30.

O capitão da equipe francesa, Alexandre Saidani, destacou a alegria do grupo em garantir a vaga para a final. "Foi um jogo muito forte, como já esperávamos. Mas conseguimos fazer nosso melhor. Agora vamos enfrentar a Dinamarca novamente. Já nos encontramos na fase classificatória e vencemos, mas o segundo jogo é sempre mais difícil. Nós ganhamos por dois gols, mas a final é sempre uma final", disse.

Disputa de 5º a 8º

As equipes da Espanha e Bielorrússia fizeram jogo equilibrado para decidir quem disputaria o quinto lugar do Mundial Júnior. Com os pivôs se destacando em ambas equipes, elas se alternaram na liderança do placar e ninguém abriu vantagem maior do que dois gols durante o primeiro tempo. No começo da segunda etapa, porém, a Bielorrússia voltou melhor e ficou seis gols na frente. Os espanhóis reagiram e, faltando 30 segundos para o final de jogo, ficaram com apenas um gol em desvantagem. Mas o bielorrusso Hleb Harbuz tratou de marcar o gol que fechou a partida em 36 a 34 (19 a 18 no primeiro tempo) e classificou a equipe para a disputa do quinto lugar.

Após perderem nas quartas de final, Suécia e Romênia entraram com muita vontade de alcançar a melhor posição possível no Mundial Júnior. As seleções fizeram jogo parelho, mas sempre com vantagem da Suécia, que terminou o primeiro tempo na frente (18 a 15). Na volta do intervalo os suecos voltaram com tudo e fizeram sete gols seguidos em menos de dez minutos e praticamente sacramentaram a vitória. Os romenos até tentaram esboçar uma reação, mas não tiveram força suficiente e foram derrotados por 36 a 24.

Com a vitória, a Suécia enfrenta a Bielorrússia na disputa do quinto lugar do Mundial Júnior, às 13h15 deste sábado (1º), no Sabiazinho, em Uberlândia. Já a Romênia briga pela sétima colocação do torneio com a Espanha, sábado (1º), às 11h, também no Sabiazinho.

 

 
Veja Também: 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook