Goleira tricampeã mundial na areia traz experiência para o Vasco

Jerusa concilia handebol de areia e de quadra / Foto: Anderson Stevens/CBHb

Santo André - A equipe do Vasco/FAB (RJ) encontra um porto seguro debaixo das traves. A experiente goleira Jerusa Dias é tricampeã de handebol de areia com a Seleção Brasileira e um dos pilares do time carioca nas quadras, que se classificou para as semifinais da Liga Nacional Feminina na terceira colocação, com 11 pontos. Aos 35 anos, além de defender a meta vascaína, Jerusa também tem a tarefa de ajudar na orientação da defesa e passar experiência para as mais novas.
 

"É sempre bom essa integração entre as atletas de todas as idades. Nós conseguimos passar algumas coisas para as mais novas e elas vão entrando na mesma sintonia. Temos mais experiência esportiva e isso ajuda bastante. Às vezes o nervosismo do jogo aumenta e temos que saber trabalhar com isso. Para mim é algo natural exercer esse papel de liderança dentro de quadra", afirmou Jerusa, exaltando a defesa vascaína, a segunda melhor da competição, com 213 gols sofridos, apenas atrás da Metodista/São Bernardo (SP), com 199. "Conversamos muito durante a partida. Somos um conjunto, se jogarmos sozinhas não teremos uma boa eficiência na defesa. Quando há movimentação adversária, a gente chama a atenção uma da outra. Busco alertar as meninas para elas não perderem a concentração, assim como dou a liberdade para elas fazerem isso comigo também. Só assim conseguimos ser mais eficientes dentro do jogo", explicou a goleira.

O técnico do Vasco/FAB (RJ), Ruy Sanches, que conhece a atleta de longa data, também ressaltou a importância da camisa 1 vascaína para o grupo. "Comecei a treinar a Jerusa quando ela tinha 14 anos. Ela é uma jogadora de caráter ímpar e um exemplo para as meninas. É muito profissional e solidária com as outras atletas. Pela experiência que tem, ela até ajuda a comissão técnica em alguns pontos dentro de quadra. Para nós, ter essa atleta no grupo é maravilhoso", destacou. 
 
O treinador exaltou ainda o acréscimo técnico que a goleira trouxe para o time carioca desde a criação da equipe, no ano passado. "A Jerusa está fazendo uma Liga Nacional excepcional. Ela treina muito e nunca começa uma competição despreparada. É um exemplo de dedicação para todos nós. Na minha opinião, é uma das melhores jogadoras da Liga Nacional até o momento", disse Sanches.
 
Além de se destacar nas quadras, Jerusa também é uma referência na areia. A goleira defende a Seleção Feminina de Handebol de Areia e foi tricampeã mundial com a equipe. Segundo ela, o fato de conciliar as duas modalidades ajuda muito no desempenho. "Sempre joguei quadra, mas quando o handebol de areia iniciou um processo de fortalecimento, comecei a me dedicar à modalidade também. Para a goleira, a transição é mais fácil. O gol é do mesmo tamanho, o que muda é o formato da área. Na quadra você também tem mais impulsão, enquanto a areia exige mais da parte muscular, além do jogo ser mais intenso. Isso me beneficia muito para estar fisicamente bem na quadra. Uma modalidade ajuda a melhorar o meu desempenho na outra", declarou.
 
Com Jerusa em quadra, o Vasco/FAB (RJ) enfrenta a UnC/Concórdia (SC) pelas semifinais da Liga Nacional Feminina. O primeiro jogo será realizado na quarta-feira (4), às 19h, na Vila Olímpica de Duque de Caxias (RJ). O duelo de volta será no sábado (14), às 18h, no Complexo Esportivo Universitário, em Concórdia (SC). 
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook