Prefeito vai a treino e recebe a Seleção Brasileira Júnior

Prefeito de Uberaba visitou o treino / Foto: Sebastião Santos

Minas Gerais - Na manhã deste sábado (11), a Seleção Júnior Masculina de Handebol fez o primeiro treinamento em Uberaba (MG), cidade que irá receber a equipe na primeira fase do Mundial da categoria, a partir do dia 19. As atividades foram realizadas no ginásio do Colégio Marista Diocesano e a equipe brasileira foi recebida oficialmente pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau.

O técnico Hélio Lisboa Justino, o Helinho, fez várias movimentações com destaque para um treino em quadra reduzida para utilizar o contra-ataque como forma de aperfeiçoar a recomposição defensiva, que segundo o comandante da equipe é um ponto de fundamental importância para o equilíbrio defensivo de uma equipe. "Quando surge a oportunidade de contra-ataque, todos têm múltiplas variáveis, mas nós estamos mostrando aos nossos garotos que a recomposição defensiva, além de fortalecer nossa defesa, pode nos propiciar novos contra-ataques", explicou.
 
Segundo Helinho, essa oportunidade de fazer uma semana de treinamento será usada para a lapidação e aclimatação, pois a temperatura em Uberaba está chegando perto dos 30ºc e a equipe sentiu bastante.
 
O prefeito Paulo Piau, reunido com todos os jogadores e comissão técnica, falou de sua paixão pelo esporte e como ele tem sido conduzido no município. "Nós estamos buscando lá no fundo, bem na base mesmo, para não ficarmos ‘importando’ atletas e já temos algumas equipes jogando em alto nível. No handebol, por exemplo, somos os atuais vice-campeões mineiros, com atletas exclusivamente locais e só perdemos para a equipe de Juiz de Fora, que disputa a liga nacional, na qual estamos na fila de espera para termos uma equipe masculina", afirmou.
 
Já o presidente da Fundação de Esporte e Lazer de Uberaba, Luiz Alberto Medina, usou o sentido figurado para contar está sendo o trabalho para deixar a estrutura para jogos e treinamentos das 12 seleções, que compõem os grupos C e D do Mundial. Os grupos A e B jogarão em Uberlândia. "Na verdade, demos primeiro o tiro e corremos atrás, mas com boa vontade e grande força de trabalho estamos em um nível, acredito, bom, mas se qualquer membro da equipe precisar de algo estamos a disposição", concluiu.
 
O supervisor da Seleção Brasileira, Décio Roberto Calegari, agradeceu a Medina e ao prefeito, afirmando que esperava ser bem recebido, por já conhecer Uberaba, mas que se surpreendeu positivamente. "Conheço há anos essa cidade, que tem história da minha família, mas desde que cheguei e a cada local que vou, mais satisfeito fico, pois além da cidade ter se desenvolvido em porte e tamanho, também cresceu na beleza e, agora, tenho certeza, vai longe no esporte. Em breve Uberaba estará entre as grandes cidades do esporte brasileiro", sentenciou.
 
Seleção Júnior Masculina 
 
Goleiros - Gabriel Pedro Silva de Souza (Metodista/São Bernardo-SP) e Rangel Luan da Rosa (ACEU/Univali/FMEBC-SC). 
 
Armadores - Gabriel Ceretta Jung (EC Pinheiros-SP), Gustavo César Rodrigues (EC Pinheiros-SP), Haniel Vinícius Inoue Langaro (EC Pinheiros-SP), José Guilherme de Toledo (BM Granollers-Espanha), Leonardo Felipe Sampaio Santos (Inst. Buzzo Sports S. José dos Campos-SP) e Thiago Alves Ponciano (Unimed/UEM/Maringá-PR). 
 
Centrais - Acácio Marques Moreira Filho (Metodista/São Bernardo-SP), Gabriel Monteiro do Nascimento (ADI/Slice FMEL/Itajaí-SC) e João Pedro Francisco da Silva (Real Ademar León-Espanha). 
 
Pontas - Cléber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e Rudolph Hackbarth (ADI/Slice FMEL/Itajaí-SC). 
 
Pivôs - Felipe Venâncio Santaela (EC Pinheiros-SP), Rodrigo Luiz Joench (AERC-Handebol de São José-SC) e Rogério Moraes Ferreira (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB). 
 
Comissão técnica

Técnico: Hélio Lisboa Justino, o Helinho
Auxiliar técnico: Joel Teixeira Dutra
Supervisor: Décio Roberto Calegari
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Fisioterapeuta: Michael Fuso


Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook