Brasil disputa a grande final da Copa das Nações em Barcelona

Equipe do Brasil na conquista da prata na final da Copa das Nações de 2013 / Foto: Noelle Floyd

Barcelona - Os principais cavaleiros e amazonas do mundo estarão em ação a partir desta quinta-feira (09/10) para a disputa da grande final da Copa das Nações 2014, em Barcelona. O CSIO5*-NC Final reunirá 18 equipes de países dos seis continentes e será decidido em três provas.
 
A primeira classificatória será realizada na quinta-feira e definirá os oito finalistas que voltam às pistas no sábado (11/10) em busca do título. As outras 10 equipes que ficarem pelo caminho disputam na sexta-feira a Challenge Cup. O time brasileiro será formado pelo campeão olímpico Rodrigo Pessoa/Status, Pedro Venis/ Quabri de L Isle, Marlon Zanotelli / Ad Clouwni e Doda Miranda / AD Rahmannshof's Bogeno, mesma equipe que disputou os Jogos Equestres Mundiais, no mês passado e ficou a 0.23 pontos da medalha de bronze. A gaúcha Karina Johannpeter com Dante De Joter ou Ruswil será a reserva. 
 
"Os nossos cavalos estão bem e estamos confiantes. A expectativa é de chegar entre os três primeiros colocados", avalia o campeão olímpico e mundial Rodrigo Pessoa, que em 2013 ajudou o Brasil a conquistar a medalha de prata na competição. 
 
"Trata-se de uma competição muito difícil, com grandes equipes, mas temos um time para brigar pela medalha de ouro. Se repetirmos o desempenho do Mundial, certamente teremos condições de sair com a vitória. Os cavaleiros estão com confiança, e isso é fundamental", disse o técnico Jean-Maurice Bonneau, lembrando a quinta colocação do Brasil nos Jogos Equestres da Normandia em que o pódio escapou por muito pouco. 
 
A grande final Copa das Nações, principal torneio por equipes da temporada, distribuirá 1,5 milhões de euros em premiação. 
 
Equipe de CCE - Enquanto os principais cavaleiros de Salto do Brasil competem em Barcelona, a equipe nacional de CCE (Concurso Completo de Equitação), sob orientação do técnico neozelandês Mark Todd, intensifica os treinos para o Campeonato Sul-Americano da categoria, que acontece entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro em Barretos e vale vaga para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. O evento, organizado pela CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) sob chancela da FEI (Federação Equestre Internacional) terá participação de equipes de Argentina, Chile e Uruguai. O Brasil será representado por dez conjuntos - uma equipe de quatro e outros seis conjuntos participando no individual. 
 
Para complementar a preparação da equipe nacional que disputará o Sul-Americano, a CBH promove entre os dias 10 e 12 de outubro uma nova sessão de treinamentos de adestramento com a amazona e treinadora britânica Anna Ross Davies. Desde o início de 2013 acompanhando os brasileiros, Anna Davies contribuiu para evolução dos conjuntos do país na modalidade em competições internacionais. Nos Jogos Equestres Mundiais da Normandia, no final do agosto, a equipe do Brasil terminou em sétimo lugar, o melhor resultado na história na competição, superando países com tradição no esporte como Nova Zelândia, Estados Unidos e Bélgica.
 
O treinamento acontecerá no Haras Horse Cross, em Barretos, e será reservado aos cavaleiros pré-nomeados para o Campeonato Sul-Americano: Andre Parro, Guega Fofanoff, Henrique Pinheiro, Jeferson Sgnaolin, Luis Silveira, Marcio Appel e Marcio Jorge. A próxima prova do Campeonato CBH de CCE acontecerá em Colina (SP) nos dias 18 e 19 de outubro e será o último evento da modalidade antes do Campeonato Sul-Americano.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

Rio 2016

Hortência dá conselhos ao filho:  "Vila Olímpica é disneylândia sexual"

{vimeo}152147861{/vimeo}

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook