Giovana Pass, estreia com vitória no Grand Prix

Giovana Pass e Zingaro de Lyw brilharam no picadeiro da Hípica Paulista / Foto: Luis Ruas

São Paulo - Na tarde dessa sexta-feira, 18/1, foi dada largada na primeira das três observatórias olímpicas de Adestramento no Brasil durante o Internacional e Nacional da modalidade na Sociedade Hípica Paulista. Na série Internacional Big Tour - Grand Prix, a boa surpresa foi o desempenho da jovem amazona da casa Giovana Pass com Zingaro de Lyw, grande vencedora com 66,110% de aproveitmento.
 
O julgamento esteve a cargo dos juízes olímpicos Katrina Wuest, da Alemanha, e Ghislain Fourage, da Holanda, que respectivamente com a média de 68,600% e 66,200% garantiram o índice olímpico (mínimo de 64% de aproveitamento) ao conjunto, ao lado dos juizes Claudia Mesquita, do Brasil, da peruana Marian Cuningham e Max Piraino do Chile. 
 
"Eu queria ganhar é claro, mas não esperava. Temos muita a coisa a melhorar é claro. Mas estou muito feliz com meu resultado", contou Giovana, que completa 18 anos daqui a duas semanas e treina com o renomado português Paulo Caetano. "Esse foi meu primeiro Grand Prix em um Internacional 3* com o Zingaro. Ele tem 11 anos e foi formado pelo Paulo Caetano e a filha dele Maria", conta a amazona. "Minha ideia em princípio não era a Olimpíada, ainda sou muito jovem, mas esse sempre foi meu sonho. Mas vamos ver como a gente vai nas próximas observatórias e, se eu for bem, claro que estou a disposição da equipe brasileira nos Jogos Rio 2016." 
 
Em 2º lugar chegou o cavaleiro olímpico Leandro Silva apresentando Di Caprio, 63,940%. Já o 3º posto ficou com Sarah Waddel com sua nova montaria Quixote Arco Polo Z, 64,760%. Enquanto na 4ª colocação aparece João Paulo dos Santos, no dorso de Veleiro Top, 63%. Leandro, Sarah e João Paulo ao lado de João Victor Oliva, que está treinando na Europa, formaram o Time Brasil medalha de bronze no Pan-americano 2015. Leandro e João Paulo também fizeram um índice olímpico com Katrina Wüst e Sarah Wadell com os dois juizes olímpicos. Valendo lembrar que a título de qualificação técnica - conforme critério da Federação Equestre Internacional - além do mínimo de dois índices 64% junto a um juiz olímpico em diferentes eventos a média final também precisa ser igual ou superior a 64%.
 
Outro forte grupo de cavaleiros disputa uma vaga no Time Brasil de Adestramento rumo aos Jogos Rio 2016 na Europa e EUA. Os nomes cotados no Exterior são João Victor Oliva, campeão sul-americano 2014 e medalha de bronze por equipe no Pan 2015, os quatro irmãos Tavares de Almeida - Luiza, amazona olímpica e medalha de bronze por equipes no Pan Rio 2007, Pedro, Manuel e Thaissa, Rogério Clementino e Renata Rabelo Costa, ambos medalha de bronze por equipes no Pan Rio 2007, Samira Uemura, Waldemar Mattei e Maciel-Dum Nascimento. 
 
Demais provas e agenda - Na série Internacional Small Tour - Prêmio São Jorge, a vitória foi da premiada amazona Pia Aragão apresentado Baldor Interagro, 66,605%. Enquanto o 2º posto coube a Alexandre Morais de Oliveira com Rendsgaards Lathogo, 64,842%, seguido por Paula Maria Pinto Nogueira com Lucky Man, 60,368%, ambos representantes da casa.
 
Pela manhã foram disputadas seis provas nacionais. Nesse sábado, 19/3, a série Internacional começa às 9h30 e segue até meio dia. À tarde das 14h00 às 17h15 acontece a final da série Nacional. Já na manhã do domingo, 20, o Internacional encerra a primeira das três observatórias olímpicas na casa. A segunda observatória acontece entre 13 e 15/5 e última volta a agitar a Hípica Paulista, entre 3 e 5/6. 
 
Serviço:
Entrada Franca
Sociedade Hípica Paulista
Rua Quintana, 206
Estacionamento R$ 25,00
Resultados completos e Ordens de Entrada no site.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

Rio 2016

Hortência dá conselhos ao filho:  "Vila Olímpica é disneylândia sexual"

{vimeo}152147861{/vimeo}

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook