Princesa Haya é homenageada pela Comunidade de Esportes Internacional

Sua Alteza Real Princesa Haya, da Jordania, com novo presidente eleito da FEI Ingmar De Vos, da Bélgica, em 14 de dezembro, dia em que deixou a presidencia da FEI após oito anos

Rio de Janeiro - Personalidades de comunidades de esportes internacionais homenageram a Princesa Haya da Jordania, que após oito anos, em 14 de dezembro, deixou o cargo de presidente da Federação Equestre Interancional. O novo presidente da FEI, o belga Ingmar De Vos liderou as homenagens à Princesa Haya, que foi nomeada presidente honorária com aprovação unânime da Assembleia Geral da FEI.
 
“A princesa Haya é uma visionária que transformou a FEI em uma organização de esportes moderna, transparente, ágil e altamente respeitada nos últimos oito anos", destacou De Vos.“Graças a sua energia e dedicação, a FEI é um membro valorizado do movimento olímpico," acrescentou o dirigente.
 
“O programa de solidariedade da FEI, baseado no bem-sucedido modelo olímpico de solidariedade visando o desenvolvimento global do esporte equestre e em particular as Federações Nacionais com as maiores necesssidades, agora está em pleno funcionamento. Nos últimos anos a FEI assinou termos e parcerias comerciais por longos períodos, incluindo a Longines, marca suíça de relógios. A contribuição da Princesa Haya aos esportes equestres é imensurável." 
 
Jacques Rogge, presidente hononrário do Comitê Olímpico Internacional (COI), resumiu o legado da Princesa Haya no movimento olímpico em uma mensagem de vídeo especial durante a FEI Awards Gala 2014 oferecida pela Longines na Assembleia Geral da FEI em meados de dezembro: “Agradeço e congratulo sua Alteza Real pela sua liderança frente a FEI. Como presidente e fazendo jus ao espírito olímpico, você colocou a segurança e o bem-estar dos cavalos em primeiro lugar e deu amplo apoio aos países com esportes hípicos em crescimento", destacou Rogge.
 
“Em grande parceria com o COI, os eventos hípicos nos Jogos têm contribuido muito pelo sucesso do programa olímpico como um todo. Com criatividade você também abriu portas nos Jogos Olímpicos da Juventude", acrescentou o presidente do COI.
 
“Eu quero lhe agradecer muito pelo imensurável apoio ao COI, tanto como presidente da FEI bem como membro do COI. Você tem a elegância e sabedoria de deixar o cargo no auge de sua carreira. Eu sei que sua grande paixão pelo esporte não vai desaparecer e você continuará com esplendido trabalho humanitária junto a ONU. Eu lhe desejo uma vida de alegrias e sucesso em todas as suas atividades e frentes", finalizou Rogge.
 
O atual presidente do COI Thomas Bach endossou as palavras de seu antecessor em uma carta pessoal endereçada a Princesa Haya, no dia em que deixou o cargo de presidente da FEI. O presidente do COI, que presenteou a Princesa Haya com o Troféu do COI na Assembleia da entidade em Monaco em dezembro, ofereceu a Princesa Haya sua "mais sincera gratidão, tanto pessoalmente, como em nome do COI, pela sua imensurável contribuição a Federação Equestre Internacional e todo o movimento olímpico." 
 
“Você teve uma excepcional trajetória junto comunidade equestre internacional como atleta bem como líder na FEI. Seu papel como membro do COI e da Comissão de Atletas do COI deu importante voz aos atletas no Movimento Olímpico e queremos aproveitar a oportunidade de lhe agradecer por sua contribuição imensurável e as numerosas conquistas durante seu mandato como presidente da FEI", ressaltou Bach. “A excelente parceria entre nossas organizações vai continuar nas próximas edições dos Jogos Olímpicos e espero que nossos caminhos se cruzem novamente."
 
Membro do COI - A Princesa Haya, que representou seu país a Jordania nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, foi eleita presidente da FEI em 2006. Ela se tornou a 13ª e terceira consecutiva presidente da FEI, e ainda a segunda presidente da FEI a ter competido como amazona olímpica.
 
O movimento olímpico e os esportes equestres sempre foram de suma importância para a Princesa Haya. Ativa na comissão do atletas do IOC bem como em comissões de cultura e educação olímpica desde 2005, Haya foi eleita membro do COI em julho de 2007. Desde então integra outras cinco comissões do COI.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

Rio 2016

Hortência dá conselhos ao filho:  "Vila Olímpica é disneylândia sexual"

{vimeo}152147861{/vimeo}

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook