Maratona Rio terá disputa acirrada entre Brasil e Quênia

Maratona Rio 2014 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - A organização da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro divulgou nesta quinta-feira, dia 16, o kit de participação dos competidores da 12ª edição do evento, que continua batendo recordes de inscritos: serão 26 mil participantes, um aumento de 2 mil pessoas em relação ao ano passado na prova, que acontece no dia 26 de julho. A grande mudança para este ano é a volta das camisetas (regatas), que proporcionam mais liberdade aos atletas. Os inscritos na Maratona (42 km) receberão regatas laranjas, enquanto os corredores da Meia Maratona (21 km) usarão regatas verde. Já a cor da Olympikus Family Run (6 km) é o azul.

“Sempre procuramos proporcionar o melhor material para os participantes. Depois de alguns anos de camisetas com manga no kit, voltamos a produzir as regatas, que além de ser um pedido dos corredores, ajudam na performance durante as competições”. A Olympikus desenvolveu um tecido especial, com uma modelagem moderna e confortável. Explica Carlos Sampaio, sócio-diretor da Spiridon, empresa que organiza a Maratona do Rio em parceira com a Dream Factory.
 
Além das camisetas para as diferentes modalidades, os corredores recebem um kit de participação contendo uma sacola, número de peito, boné e ainda brindes de patrocinadores. A retirada do material acontece nos dias 23, 24 e 25 de julho, durante a Rio Run Market, no segundo pavimento do Centro de Convenções Sul América, na Av. Paulo de Frontin, nº 1, na Cidade Nova.A edição 2015 da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro promete uma disputa acirrada entre grandes nomes do cenário nacional e internacional. No dia 26 de julho, a disputa dos 42 quilômetros tem tudo para apresentar um grande duelo entre Brasil e Quênia. Vencedor em 2013 e primeiro colocado na Meia Maratona Caixa de Salvador este ano, Giomar Pereira da Silva vai em busca do bicampeonato.
 
“Estou confiante para a Maratona este ano. Treinei bem, quero tentar recuperar o título e correr abaixo do tempo que fiz em 2013. Vou correr pra isso”, diz Giomar, que em 2013 terminou a prova com 2h18s02.
 
Outros destaques brasileiros na disputa masculina são Fredison Carneiro Costa, campeão da Maratona da Disney em 2011, 2012, 2014 e 2015, e João Marcos da Fonseca, vencedor da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, em 2013. Entre os estrangeiros, dois quenianos podem atrapalhar a vida dos brasileiros. Willy Kimutai venceu a Maratona do Rio em 2012, com o tempo recorde da prova (até hoje) de 2h14s58, e chegou em segundo em 2009 e 2013. Ele ainda foi vice na Maratona de Barcelona no ano passado. David Kiprotich Bowen faturou as Maratonas de Curitiba em 2013 e Foz do Iguaçu em 2012.
 
Entre as mulheres, Adriana Sutil da Costa, melhor brasileira na edição de 2014 ao chegar na quarta posição, tentar colocar o país no topo do pódio. Além dela, Conceição Oliveira, vice-campeã da Maratona de Curitiba 2014 e terceira colocada da Meia Maratona Caixa Internacional de Brasília 2014 também vem forte. O time canarinho conta ainda com nomes como: Joziane Cardoso, Sirlene Pinho, Gisele de Jesus e Graciete Santana.
 
Mas, pra garantirem o primeiro lugar do pódio, elas terão de superar adversárias complicadas do Quênia. Vice-campeã no ano passado e em 2012, Nelly Jepkurui está confirmada na disputa. Em 2011, ela venceu a Maratona de Curitiba.
 
Outro nome forte é Caroline Chemutai Komen, ganhadora da Maratona de São Paulo este ano. Vice-campeã da Maratona de Porto Alegre em 2014 e terceira colocada na Maratona de Zurique, em 2012, Agnes Kiprotich também é candidata a um lugar no pódio.  O recorde da prova pertence à Thabita Kibet (KEN), com o tempo de 2h34s41 (2012).
 
Além da disputa dos 42km, que conta com 7500 inscritos, 12 mil corredores participarão da Meia Maratona (21km) e 6500 atletas da Olympikus Family Run (prova de 6km). 
Nos 21km, entre os destaque estão : Fabiano dos Santos, Flávio Soares, Elijah Kemboi, Rejane Brito , Sueli da Silva e Natália Sulle.

Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook