Policiais brasileiros acompanham segurança da Maratona de Boston

Explosao deixou três pessoas mortas há dois anos durante a Maratona de Boston / Foto: David L. Ryan / The Boston Globe via Getty Images

Rio de Janeiro - A pouco mais de um ano da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, um grupo de policiais brasileiros acompanhará os preparativos e a execução das ações de segurança da Maratona de Boston (Estados Unidos), uma das mais importantes e tradicionais provas da modalidade no mundo. A competição, que ocorre na próxima segunda-feira (20.04), reúne 30 mil atletas de mais de cem países.
 
Coordenada pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ), a ação faz parte da preparação para a segurança da Olimpíada, e conta com representantes da Sesge, da Polícia Federal e das Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro. Os seis servidores desembarcam nesta quinta-feira (16.04) na cidade.
 
“O objetivo é possibilitar que profissionais de segurança pública das principais instituições envolvidas na preparação das Olimpíadas possam vivenciar e acompanhar as melhores práticas adotadas in loco em alguns dos mais importantes grandes eventos desportivos internacionais, contribuindo para a aquisição de conhecimentos que poderão auxiliar nos processos de tomada de decisões ao longo do planejamento e da execução da operação”, explica o diretor de Projetos Especiais da Sesge, Felipe Tavares Seixas.
 
A ação durante a Maratona de Boston dá início ao Programa de Observadores de Grandes Eventos Desportivos Internacionais da Sesge. Também está previsto o envio de observadores a outras competições internacionais, como o U.S. Open de golfe, em junho, em Chambers Bay (EUA), e o Tour de France, competição de ciclismo em que os atletas pedalam mais de 3 mil km pela França, Bélgica e Holanda, em julho.
 
“Esse programa - pelas dimensões dos jogos, pelas características, quantidade de atletas, imprensa, torcedores - faz com que essas ações de cooperação com outros países, que têm experiência que muitas vezes o Brasil não tem nesse tipo de competição, seja de fundamental importância”, ressalta o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues.
 
Maratona
 
A Maratona de Boston é uma das mais antigas do mundo, estando atualmente em sua 118ª edição. Na próxima semana, reunirá 30 mil corredores de mais de uma centena de países. A característica desse tipo de prova, de ser realizada quase em sua totalidade nas ruas, impõe cuidados especiais em termos de segurança. Em 2004, por exemplo, durante os Jogos Olímpicos Atenas 2004, o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima liderava a prova no km 36, quando foi agarrado por uma ex-padre irlandês que furou o esquema de segurança, e acabou ficando com a terceira colocação. Já em 2013, os irmãos Tzarnaev, de origem chechena, foram responsáveis pela explosão de bombas que resultaram em três pessoas mortas e 264 feridas durante a Maratona de Boston.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook