Tanzanianos vencem Meia Maratona Internacional de Florianópolis 2014

Mejam Reginald Lucian e Samwe Fadhila Salum cruzam juntos a linha de chegada / Fotos: Ricardo Ribas

Florianópolis - Os brasileiros bem que tentaram, mas o pelotão de elite africano dominou as disputas da 10ª Meia Maratona Internacional Caixa de Florianópolis, realizada neste domingo (23), em comemoração aos 288 anos da capital catarinense. 
 
Os tanzanianos Mejam Reginald Lucian e Samwe Fadhila Salum venceram a prova, acompanhados por seus compatriotas Eliya Sidame e Catherine Yuko, ambos vice-campeões do evento. Os brasileiros Reginaldo Silva (MG) e Rosiane dos Santos (DF) foram os melhores atletas do país, encerrando a Meia na 3ª colocação.
 
Como já era esperado, os africanos largaram na frente e ditaram o ritmo de prova durante todo o percurso nas principais ruas e avenidas de Florianópolis. Com aproximadamente 3.000 atletas inscritos, era difícil barrar a hegemonia dos atletas de Tanzânia, que após a metade da prova já lideravam a disputa para não mais deixar o posto. Os brasileiros se esforçaram, mas o jogo de equipe entre os atleta da África foi muito bem elaborado.
 
Na versão masculina, Mejam e Aliya fizeram um duelo apertado, mas nos quilômetros finais o novo campeão conseguiu abrir frente, completando a prova em 1h04m44s, tempo muito próximo ao recorde de competição. Onze segundos depois, Eliya completou a prova, seguido de perto pelo brasileiro Reginaldo Silva.
 
“Estou bem contente com a vitória. O percurso aqui é muito bom e o tempo estava ótimo também para correr, o que ajudou bastante”, comemorou o campeão.
 
Entre as mulheres, o ritmo de prova começou muito forte, com as africanas desbancado as brasileiras após a metade da prova. Com um ritmo muito acelerado, a quebra do recorde era só questão de tempo e ele veio com quase dois minutos de diferença para a antiga marca. Samwe Fadhila Salum estabeleceu incríveis 1h14m53, baixando e muito o melhor tempo da Meia Maratona Internacional Caixa de Florianópolis. Catherine Yuko e Rosiane dos Santos também completaram a prova abaixo do recorde anterior.
 
“Gostei muito de Florianópolis. O percurso aqui é extremamente agradável e estou muito contente com o meu resultado. Pretendo voltar no próximo ano”, disse a tanzaniana Sawme.
 
Campeões completam a prova ao mesmo tempo - Um fato curioso marcou a chegada dos tanzanianos Mejam Reginald Lucian e Sawme Fadhila Salum. A largada da prova feminina ocorreu dez minutos antes da saída do pelotão de elite masculino. Com isso, quase ao final da corrida, os dois líderes se encontraram nos metros finais e cruzaram a linha de chegada ao mesmo tempo.
 
Após oito edições com vitórias dos brasileiros, a 10ª Meia Maratona Internacional Caixa de Florianópolis marca, pela segunda edição consecutiva, um domínio africano em uma das corridas de rua mais rápidas do país. Após o título dos quenianos Paul Kimutai e Jacklyne Rionoripo, em 2013, nesta temporada foi a vez de dois tanzanianos subiram ao lugar mais alto do pódio, dando início a uma nova hegemonia na prova.
 
Resultados finais:
21Km – Masculino:
1º Mejam Reginald Lucian (TAN) – 1h04m44s
2º Elyia Daudi Sidame (TAN) – 1h04m55s
3º Reginaldo Silva (BRA – MG) – 1h05m10s
 
21Km– Feminino:
1ª Samwe Fadhila Salum (TAN) – 1h14m53 – Recorde de prova
2ª Catherine Lange Yoku (TAN) – 1h15m18s
3ª Rosiane dos Santos (DF – BRA) – 1h16m15s
 
10Km – Masculino:
1º Genir Rodrigues – 32m45s
2º Gabriel Paiva – 33m53s
3º Ojânio Santos – 33m55s
 
10Km – Feminino:
1ª Juliana Gomes – 41m09s
2ª Maria Lima – 41m19s
3ª Luciana Claassen – 41m43s
 
5Km – Masculino:
1º Henrique Artico – 16m05s
2º Guilherme Hummel – 16m39s
3º Roberto Aparecido – 16m50s
 
5Km – Feminino:
1ª Simone Ferraz – 18m32s
2ª Marisa Périco – 18m49s
3ª Paula Sarmento – 21m30s

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook