Tricampeã da Maratona de Boston pega 2 anos de suspensão por doping

Rita Jeptoo / Foto: Getty Images

Rio de Janeiro - O fantasma do doping voltou a atacar, dessa vez a maratonista de maior destaque na temporada de 2014, Rita Jeptoo. Submetida a um exame fora do período de competição, em setembro, a queniana testou positivo para a substância EPO (eritropoietina), hormônio para melhorar o desempenho do corpo com a produção de glóbulos vermelhos. 

Assim que o doping veio à tona, Rita se recusou a dizer que utilizada a substância e solicitou uma análise de contraprova, que veio na sexta-feira. Após ter sido suspensa preventivamente, a maratonista agora teve confirmados dois anos fora das competições oficiais, pena dada pela Federação de Atletismo do Quênia. 

Dessa forma, a queniana de 33 anos, bicampeã da Maratona de Chicago e tricampeã da prova de Boston, está fora do Mundial de Pequim deste ano, bem como dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. 

"O teste positivo dela tornou tudo muito difícil para nós. Continuamos a ser perguntados sobre doping toda vez que vamos competir lá fora e eu estou esperando que a punição faça os outros pararem com essa coisa ruim. Vai ser uma lição para os outros", comentou Edna Kiplagat, conterrânea de Rita e bicampeã mundial de maratona. 

Veja Também: 
 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook