Jacareí, SPAC e Curitiba são os campeões da Copa Cultura Inglesa de Verão

SPAC foi o campeão da categoria M18  / Foto: João Neto/Fotojump

Embu das Artes - A Copa Cultura Inglesa de Verão conheceu neste domingo (20) os seus campeões. Jacareí, SPAC e Curitiba saíram vitoriosos na disputa da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens Juvenil. As partidas equilibradas durante toda competição no Estádio Hermínio Espósito, em Embu das Artes (SP), mostraram o potencial da nova geração que poderá defender as cores do Brasil nas próximas Olimpíadas.
 
"O rugby está realmente subindo de nível. Ganhamos nossas partidas por uma vantagem muito pequena no marcador, o que mostra que os jogos estão cada vez mais parelhos. Nosso diferencial foi o preparo físico e o foco. Treinamos muito e viemos decididos a vencer. Gostaríamos de agradecer à comissão técnica que nos ajudou a concretizar esse trabalho", contou Maurício Lemes, capitão do Jacareí, campeão da categoria M16 após superar o BH Rugby por 17 a 5.
 
Na final da categoria M18, SPAC e Jacareí fizeram uma partida muito equilibrada, que terminou 12 x 10 para a equipe paulistana. Luiz Gustavo abriu o placar para o Jacareí com um try não convertido. No segundo tempo, o SPAC soube manter a posse de bola e venceu a partida com Rafael Spago marcando dois tries e uma conversão. Abner ainda fez um try para o Jacareí, mas o SPAC conseguiu aguentar a pressão até o apito final. 
 
"O título é resultado de um trabalho contínuo que fazemos há dois anos. Temos uma comissão técnica permanente para os jovens e criamos uma base sólida. Além disso, o clube sempre trabalhou com as duas modalidades (sevens e XV), diferente da maioria que está mais acostumada com XV", explicou Anderson Garcia, treinador do SPAC M18.
 
Quebrando a hegemonia paulista - Na categoria feminina M18 o destaque foi a seleção paranaense. A maioria das jogadoras era menor de 16 anos, uma categoria inferior a que estava sendo disputada, e mesmo assim superou todas as adversárias, mostrando excelente domínio do sistema de jogo, para levantar o troféu de primeiro lugar. Na final, duas fortes equipes oriundas de projetos sociais surpreenderam: as paranaenses derrotaram as Leoas de Paraisópolis por 19 a 0. 
 
"A base da equipe já treina junto desde 2010 e a preparação foi o que mais pesou para levarmos essa conquista. Trabalhamos muitos detalhes, muitos fundamentos e teorias e elas conseguiram aplicar muito bem. Por estarem em uma categoria superior, elas ainda têm mais dois ou três anos de Copa Cultura Inglesa pela frente e se não pararem de treinar chegarão à seleção", revelou Gustavo Albuquerque, mais conhecido como Rambo, treinador da equipe.
 
As revelações - Robert Agnaldo e Bia Santos, ambos da equipe Leões de Paraisópolis, foram escolhidos como as revelações do campeonato e receberão da Cultura Inglesa, patrocinadora máster do torneio, duas bolsas de estudos de inglês (6 meses).
 
"Fico muito feliz com o prêmio. Comecei a praticar rugby há nove anos por incentivo do meu colega Patrício, que também foi escolhido atleta-revelação da Copa Cultura Inglesa de Inverno em 2012. Pretendo continuar no rugby e se possível um dia defender a seleção", comentou Robert, de 16 anos.
 
Bons frutos - A primeira edição da Copa Cultura Inglesa de Verão reuniu mais de 300 atletas de seis estados e a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) demonstrou-se satisfeita com os resultados dentro e fora de campo. "Identificamos vários talentos no masculino e feminino das categorias M16 e M18 e certamente muitos serão aproveitados no Programa de Alto Rendimento de Seleções Brasileiras. Gostaria de parabenizar os responsáveis pelos projetos sociais e ressaltar a importância desses projetos para as comunidades locais e para o rugby brasileiro. A CBRu inclusive já pensa em transformar esse torneio em um circuito de cinco etapas mensais, a exemplo do que ocorreu com o rugby feminino de clubes que ganhou o Super Sevens - Circuito Brasileiro Feminino de Rugby Sevens, para dar continuidade ao processo de desenvolvimento do rugby no país", afirmou Sami Arap Sobrinho, presidente da CBRu.
 
Confira os resultados deste domingo:
 
Masculino M18 
 
Quartas de final 
Jacareí 26 x 0 Costão Norte
São José 12 x 17 San Diego
Pasteur 12 x 17 Bandeirantes
SPAC 27 x 0 Sel RJ
 
Semi de Bronze
Templários 19 x 17 Leões
BH 12 x 26 Ilhabela
 
Semi de Prata 
Costão Norte 26 x 10 São José
Pasteur 5 x 19 Sel. RJ
 
Semi de Ouro 
Jacareí 17 x 12 San Diego
Bandeirantes 12 x 17 SPAC
 
Final de Bronze
Templários 0 x 31 Ilhabela
 
Final de Prata 
Costão Norte 14 x 17 Sel. RJ
 
Disputa de 3º Lugar - Taça Ouro
San Diego x Bandeirantes
 
Final de Ouro
Jacareí 10 x 12 SPAC
 
Masculino M16
Semi de Prata
Curitiba 5 x 7 Sel. RJ
Ilhabela 31 x 5 Tapera
 
Semi de Ouro
Leões 0 x 5 Jacareí
BH 12 x 10 São José
 
Final de Prata
Sel. RJ 12 x 5 Ilhabela
 
Disputa de 3o Lugar - Taça de Ouro 
Leões 0 x 5 São José
 
Final de Ouro
Jacareí 17 x 5 BH
 
Feminino M18
 
Repescagem
São José 12 x 0 Sel. RJ
Jacareí 15 x 5 SPAC
 
Semi de Ouro
Curitiba 29 x 5 Jacareí
Leões 14 x 10 São José
 
Final de Bronze
Sel. RJ 5 x 20 SPAC
 
Final de Prata
Jacareí 5 x 25 São José
 
Final de Ouro
Curitiba 19 x 0 Leões
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook