Árbitro brasileiro é convocado para bandeirar torneios da IRB

Henrique Platais irá bandeirar eventos de elite da IRB /  Foto: Tarlís Schneider

São Paulo - O árbitro Henrique Platais (Federação Fluminense de Rugby) foi escalado pela IRB (Federação Mundial de Rugby) para atuar em dois dos principais eventos da modalidade. 
 
O primeiro compromisso será como árbitro assistente durante o Troféu Mundial Júnior, a segunda divisão mundial de seleções na categoria, que será disputado na cidade de Antofagasta (Chile) de 28 de maio a 9 de junho. 
 
O niteroiense também foi escalado como árbitro assistente na Copa do Mundo de Rugby Sevens, marcada entre os dias 28 e 30 de junho em Moscou, Rússia, evento com a presença da seleção brasileira feminina da modalidade.
 
"Posso dizer que o Troféu Júnior estava nos meus planos, já vinha trabalhando para alcançar este objetivo, mas fiquei muito surpreso com a indicação para a Copa do Mundo de Rugby Sevens. Participar de um evento de elite tão cedo é indescritível. Para mim é fantástica a ideia de ver a arbitragem brasileira sendo reconhecida, não é um trabalho que se faz sozinho e espero que o país continue se desenvolvendo em todas as áreas", comentou o árbitro de 25 anos.
 
Mais um brasileiro no Programa de Talentos da IRB - O árbitro Ricardo Sant´Anna (Federação Gaúcha de Rugby) também foi contemplado com uma convocação da IRB. O portoalegrense foi escalado para participar do Programa de Otimização de Talentos (sigla TOP em inglês) em Stellembosch (África do Sul) que será realizado de 21 a 28 de julho. O programa busca identificar e polir os novos talentos do esporte na área de educação, treinamento e arbitragem. Assim como o árbitro Henrique Platais e o preparador físico Heraldo Pacheco, que participaram do programa em edições anteriores, Ricardo terá a oportunidade de integrar o seleto grupo de 30 pessoas escolhido pela IRB para desenvolver suas habilidades técnicas.
 
"A expectativa é a melhor possível, afinal é uma grande oportunidade de aprendizado e de crescimento para a minha carreira como árbitro. A IRB está olhando não só para a arbitragem nacional, mas para o rugby brasileiro como um todo. O ritmo de jogo dos brasileiros tem evoluído bastante, os jogadores estão mais fortes e velozes e o árbitro tem que acompanhar essa mudança", explica o árbitro de 29 anos.
 
Plano de alto rendimento para árbitros - Atenta às necessidades do rugby nacional, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) está implementando um planejamento estratégico de arbitragem. O plano possui cinco diretrizes: capacitação de novos árbitros, retenção dos árbitros (experientes e novos), capacitação de todos os níveis de arbitragem, desenvolvimento do coaching de árbitros e plano de alto rendimento (ou de elite).
 
Com o destaque de árbitros como Henrique Platais e Ricardo Sant`Anna, o gerente de arbitragem da CBRu, Marcelo Toscano, acredita que esse plano de alto rendimento é fundamental para elevar cada vez mais o nível da categoria.
 
"Estou seguro que estamos indo no sentido correto. As escalações internacionais do Henrique e Ricardo são as primeiras de muitas que virão para arbitragem brasileira", afirma o argentino Marcelo Toscano.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook