Argentina massacra Brasil e garante mais um título

Tupis foram massacrados pelos Pumas argentinos /  Foto: Prensa URU

Argentina - O Brasil concluiu neste sábado (4) sua participação no Campeonato Sul-Americano de Rugby de primeira divisão, o chamado Consur A, de 2013. O torneio reuniu as quatro principais forças da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile e Uruguai) e nesta temporada serviu como eliminatória sul-americana para a Copa do Mundo de 2015. 
 
Jogando em Montevidéu (Uruguai), os Tupis mostraram toda sua garra e força de vontade, mas não resistiram à qualidade da equipe argentina, oitava colocada no ranking da IRB (Federação Mundial de Rugby) e já classificada para o Mundial da Inglaterra, e foram superados por 83 a 0. Com esse resultado, os brasileiros terminaram em quarto lugar no torneio, enquanto os argentinos, que já haviam vencido Uruguai e Chile, chegaram ao 34º título continental. Uruguai bateu Chile por 23 a 9 e agora espera o perdedor de Canadá e Estados Unidos, dando sequência ao classificatório do Mundial de 2015. 
 
Mesmo com a derrota, a equipe brasileira deixou o campo aplaudida pelos adversários e consciente de que o aprendizado no torneio foi muito importante para alcançar objetivos futuros, que incluem a classificação do País para a Copa do Mundo de 2019, no Japão.
 
No Consur A 2013, os brasileiros fizeram uma partida equilibrada diante do Chile, porém, acabaram perdendo por 38 a 22. Depois, os Tupis jogaram contra o Uruguai em Montevidéu e os Teros venceram por 58 a 7. 
 
O jogo - O Brasil começou bem o primeiro tempo e logo aos 3 minutos, Careca roubou a bola no campo de defesa, passou para Gregg, que quase chegou ao in goal argentino. Os Pumas fizeram uma boa cobertura e afastaram o perigo. Depois disso, German Schultz avançou rapidamente pela direita e abriu o placar para os argentinos com um try, convertido por Sebastian Poet, que pouco tempo depois marcou seu try, com conversão dele mesmo, ampliando o placar para 14 a 0. Patrício Fernandez aproveitou um espaço pela esquerda, marcou mais um try, convertido por Poet. Os argentinos mantiveram a posse de bola, mas os brasileiros não se intimidaram e, quando encontravam espaço, partiam para o campo de ataque. Entretanto, a experiência argentina fez a diferença e os jogadores souberam aproveitar bem as oportunidades para ampliar o marcador. Santiago Álvarez (duas vezes), Poet, Santiago Rocchia, Santiago Mendes e Tomás Lavanini marcaram e a Argentina saiu para o intervalo com o placar apontando 50 a 0.
 
Na segunda etapa, os Tupis mostraram sua força e resistência, pressionando os Pumas durante os primeiros 10 minutos de jogo. Os brasileiros trabalharam bem na base e ficaram a poucos centímetros do in goal. Porém, os argentinos aproveitaram a exposição da defesa brasileira para contra-atacar rapidamente e marcar mais um try, com Macario Villanuenga, convertido por Poet. O Brasil se manteve concentrado e continuou tentando avançar, mas Pablo Matera arrancou pela direita e marcou seu try, deixando a Argentina com 62 a 0. Depois disso, os Pumas voltaram a ter o controle da partida e Joaquim Paz, Santiago Álvarez e Martin Chiappesoni marcaram três tries para a Argentina, fechando o jogo em 83 a 0.
 
Integram a seleção brasileira no Sul-Americano: Allan Joseff (Careca) - SPAC, Carlos Henrique de Oliveira (Carlão) - São José, Daniel Danielewics (Nativo) - Desterro, Daniel Gregg (Gregg) - Niterói, Danilo Taino (Camisa) - Ilhabela Diego Lopes (Diegão) - Pasteur, Gustavo Baldino (Ogun) - Pasteur, Jardel Mendonça (Cocão) - SPAC, Jardel Vettorato (Jardel) - Novo Hamburgo, João Luiz da Ros (Ige) - Desterro, João Pires Neto (Torosso) - SPAC, Jonatas Paulo (Chabal) - Bandeirantes, Leandro Castiglione (Leco) - SPAC, Leonardo Frota (Léo) - São José, Lucas Abud (Abud) - SPAC, Lucas Croffi (Croffi) - Pasteur, Lucas Duque (Tanque) - São José, Lucas Piero (Bruxinho) - Desterro, Lucas Tranquez (Zé) - SPAC, Marcos Cervi (Grampola) - Desterro, Matheus Daniel (Matias) - Jacareí, Matheus Silva (Tcheus) - Ilhabela, Moisés Duque (Moisés) - São José, Nelson Oliveira Santos (Nelsinho) - São José, Paulo Santos (Gordo) - Ilhabela, Pedro Henrique Lopes (Pedrinho) - São José, Saulo Oliveira (Saulo) - São José 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook