Atletas infanto-juvenis desenvolvem aptidões na III Copa Cultura Inglesa

Atletas juvenis testam suas habilidades na Copa Cultura Inglesa/ Foto: Mario Henrique

São Paulo- Consciente de que a juventude representa o futuro do rugby nacional e a vivência de jogo é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da modalidade, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) organiza desde 2010 a Copa Cultura Inglesa de Rugby Juvenil. Neste ano, a terceira edição do evento será disputada entre os dias 20 e 22 de julho, no Estádio João do Pulo, na cidade de São José dos Campos, a 100 quilômetros da capital paulista.
 
O torneio é considerado a maior competição das categorias de base do rugby brasileiro e nesta temporada contará com a participação de oito seleções regionais na categoria M-18 (até 18 anos) e quatro cinco na M-16 (até 16 anos), vindas de seis Estados - São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Brasília. O evento é uma ótima oportunidade para os jovens testarem suas habilidades e viverem as experiências que uma viagem em grupo costuma proporcionar.
 
"Esse período de três dias é muito importante já que para muitos é o primeiro grande contato com outros jogadores e também fortalece os laços já existentes. No rugby se faz amigos para a vida toda", comenta Gabriel Cenamo, preparador físico da seleção brasileira juvenil.
 
Para muitos, o rugby é um esporte que proporciona desenvolvimento muscular, força, melhoria da coordenação, entre outros atributos físicos, que são considerados importantes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Contudo, um dos grandes diferenciais da modalidade é oferecer uma série de melhorias na capacidade intelectual e de relacionamento dos jogadores.
 
"A prática, apesar de ter contato físico, é baseada em rígidas regras de respeito - aos adversários, árbitros e todos os que estão envolvidos com o ambiente esportivo -, além de cultivar valores importantes como disciplina, espírito de equipe, lealdade, amizade, companheirismo e integração social. Isso é o que chamamos de ‘Espírito do Rugby’, uma filosofia que promove não só o desenvolvimento de atletas, mas de cidadãos", explica Sami Arap Sobrinho, presidente da Confederação Brasileira de Rugby.
 
Segundo uma pesquisa da consultoria Delloite, de setembro de 2011, entre os principais atributos de imagem relacionados ao rugby, a agilidade foi identificada como qualidade da modalidade por 61% das pessoas, seguida bem de perto pela estratégia, identificada por 50% do público. 
 
"A parte cognitiva é bastante desenvolvida já que existem muitas regras e jogadas. A concentração e equilíbrio emocional também é fundamental para conquistar uma vitória", ressalta Gabriel Cenamo.
 
Além de revelar novos talentos e contribuir para a interação entre jovens praticantes, a disputa da Copa também auxilia o desenvolvimento da seleção nacional. O grupo de 35 atletas será treinado pelos técnicos do Crusaders/CRFU (Nova Zelândia), e irá disputar de 8 a 15 setembro o Campeonato Sul-Americano CONSUR "B" na Venezuela. 
 
A competição - Todos os jogos serão disputados em dois tempos de 15 minutos, com exceção da partida final da categoria M-18, que será disputada em dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo. Cada equipe fará dois jogos na sexta-feira, dois no sábado e um no domingo, totalizando cinco jogos na competição.
 
Na sexta-feira (20) e no sábado (21), as partidas têm início às 9h e o término das atividades está previsto para às 17h. O domingo começa com a disputa de sétimo lugar, e as finais estão programadas para às 14h, categoria M-16, e às 15h para a categoria M-18.
 
Equipes participantes:
 
Categoria M-18: 
São Paulo - Branca (SP-B) (Federação Paulista de Rugby)
São Paulo - Preta (SP-P) (Federação Paulista de Rugby)
São Paulo - Vermelha (SP-V) (Federação Paulista de Rugby)
Rio de Janeiro - (Federação Fluminense de Rugby)
Minas Gerais - (Federação Mineira de Rugby)
Paraná - (Federação Paranaense de Rugby)
Santa Catarina - (Federação Catarinense de Rugby)
Brasília 
 
Grupo Cultura: SP-Branca, Rio de Janeiro, SP-Preta, Minas Gerais
Grupo Inglesa: Santa Catarina, SP-Vale, Paraná, Brasília
 
Categoria M-16:
Grupo Único 
São Paulo Branca - SP-B (Federação Paulista de Rugby)
São Paulo Preta - SP-P (Federação Paulista de Rugby)
São Paulo Vermelha - SP-V (Federação Paulista de Rugby)
Rio de Janeiro - (Federação Fluminense de Rugby)
Santa Catarina - (Federação Catarinense de Rugby)
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook