Belo Horizonte recebe Circuito Brasileiro Feminino de Rugby

As melhores jogadoras de rugby do Brasil estarão neste final de semana em Belo Horizonte / Foto: Foto Jump

Belo Horizonte - As melhores jogadoras de rugby do Brasil estarão neste final de semana em Belo Horizonte, para a disputa da quinta etapa do Super Sevens – Circuito Brasileiro Feminino de Rugby. 
 
Pela primeira vez na capital de Minas Gerais, o torneio envolverá 12 equipes, incluindo três mineiras: BH Rugby, Inconfidentes e Abelhas. As partidas acontecem no campus Buritis da Uni-BH, nos dias 12 e 13 de outubro, com entrada gratuita.
 
Ao todo, serão 34 partidas nos dois dias da competição. No sábado, acontece a primeira fase, com 18 jogos entre as equipes, que estão divididas em três grupos. As oito melhores se classificam para a fase seguinte, que acontece no dia seguinte pelo sistema mata-mata.
 
As campeãs serão conhecidas no domingo às 15h. Além das mineiras, participam do torneio: Charrua (RS), Vitória (ES), Bandeirantes (SP), Spac (SP), São José (SP), Desterro (SC), Niterói (RJ), Goianos (GO) e Invitacion (RJ).
 
Anfitrião do torneio, o BH Rugby é a equipe mais tradicional da capital mineira. O clube existe desde 2003, quando teve início o time masculino. Três anos depois foi criado o time feminino que desde então vem representando o clube no cenário nacional. Em 2013, o time feminino conquistou pela primeira vez uma das seis vagas fixas do circuito, garantindo sua participação em todas as etapas do Super Sevens deste ano.
 
As atuações do BH Rugby vem chamando atenção e duas atletas já foram convocadas para a seleção brasileira: Brenda Maia e Manuela Abreu. A capitã do BH Rugby, Amanda Mello, aposta na visibilidade de um evento desse porte para trazer boas oportunidades para o rugby mineiro. “Essa etapa é um presente para o clube que completa 10 anos esse ano. Ela nos dará visibilidade nacional, melhorando possibilidades de patrocínio para o clube, dando oportunidade para mostrarmos a receptividade do rugby mineiro, e para os outros times conhecerem a nossa infraestrutura e as nossas dificuldades também.” conta Amanda 19, como é mais conhecida.
 
Como funciona o torneio - O Circuito Feminino de Rugby conta com doze equipes, sendo seis fixas e seis convidadas. BH-Rugby (MG), Bandeirantes RC (SP), Charrua Rugby Clube (RS), Desterro Rugby Clube (SC), Niterói Rugby (RJ) e SPAC Rugby (SP), as fixas, se juntam na quinta etapa aos convidados Goianos Rugby Clube (GO), Abelhas Rugby (MG), São José (SP), Inconfidentes Rugby (MG), Seleção Fluminense (RJ) e Vitória Rugby clube (ES).
 
O torneio é realizado em seis etapas e tem cada uma de suas edições organizadas por uma Federação estadual, ainda que os custos das equipes sejam pagos pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
 
Cada etapa tem uma fase de classificação, em que todos jogam contra todos dentro dos grupos. Os dois melhores colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros fazem as quartas de final da Taça Ouro. A outra equipe colocada em terceiro e as colocadas em quarto de cada grupo fazem as semifinais da Taça Bronze. As vencedoras das quartas de final da Taça Ouro disputarão as semifinais da mesma, enquanto as perdedoras disputam as semifinais da Taça Prata.
 
O Bandeirantes lidera o Super Sevens, com 58 pontos ganhos, seguido por Desterro e SPAC, que têm 46 pontos e dividem a segunda posição.
 
Serviço
5ª etapa do Super Sevens – Circuito Brasileiro Feminino de Rugby
Sábado - 12/10, das 11 às 16h
Domingo - 13/10, das 9 às 15h
Local: Uni-BH
Endereço: A entrada para o evento será pela lateral da Universidade, no endereço R. Líbero Leone, 259 - Buritis
Entrada gratuita
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook